Preso empresário que negociou respiradores imprestáveis com governador Helder Barbalho do Pará

Bandidos estão valendo-se da infeliz Pandemia COVID-19, para aumentar a maldita corrupção, que só avilta ainda mais a vida da população, esta, que sofre e morre à falta de leitos e respiradores

O empresário André Felipe de Oliveira, preso nessa noite de terça-feira (13)  pela Polícia Federal, disse em depoimento, obtido com exclusividade pelo Portal O Antagonista, que “encaminhou mensagem para o governador Helder Barbalho, via aplicativo, informando sobre os aparelhos que teria disponível para a venda”.

Foto: Marco Nascimento/Agência de Notícias ParáHelder Barbalho - governador do Pará faz averiguação de respiradores
Helder Barbalho - governador do Pará faz averiguação de respiradores

Os respiradores foram recebidos na semana passada da empresa SKN do Brasil, que alega ter recebido o equipamento já com defeito da China. Após o mau funcionamento ser constatado, a Justiça chegou a bloquear R$ 25,2 milhões da conta da SKN. Posteriormente, no entanto, as duas partes chegaram a um acordo, homologado nesta terça-feira pelo juiz Raimundo Rodrigues Santana, da 5ª Vara da Fazenda Pública e Tutelas Coletivas.

A compra dos respiradore está sendo investigada pelo Ministério Público Federal no Pará. O MPF prendeu um empresário em Belém, na última sexta-feira. Um dos investigados está envolvido também na venda de equipamentos com defeito ao governo do Rio de Janeiro e foi preso com mandado de prisão expedido pela Justiça do Rio.

Ele afirmou ainda que conhece o emedebista “há cerca de dez anos” e que mantém um relacionamento “cordial” com o governador do Pará.

“Que Helder Barbalho encaminhou o declarante para tratar sobre a compra dos respiradores” com Parsifal Pontes, chefe da Casa Civil, a quem “encaminhou a minuta do contrato”. O contrato, com alterações, foi depois encaminhado a Felipe Nabuco, dono da SKN, “que o assinou e reencaminhou ao declarante”.

Veja documento de depoimento do investigado preso pela PF, André Felipe de Oliveira,  que cumpriu Ordem Judcial:

Enquanto isso ocorre nos "porões" da corrupção, mais de mil cidadãos já morreram no Pará vítma da COVID-19, cuja cruel estatística veio à tona nesta semana no estado paraense.

Dentre eles, foram mortos diversos profissionais que labutam na linha de frente contra o novo Coronavírus [a exemplo de integrantes da saúde], inclusive, Policiais Penais que trabalham na segurança pública, por meio do Sistema Prisional, na custódia de presos.

Foto: Arquivo PessoalAndré Fabiano Sousa Magalhães, Policial Penal do Pará
André Fabiano Sousa Magalhães, Policial Penal morto pela COVID-19 no Pará, por falta de respirador

É imprescindível que as intituições de fiscalização e controle externo dos órgãos e autoridades públicas [sejam estaduais, distrital ou federais] intensifiquem esse controle para, conjuntamente, com as intituições de segurança pública colocarem nas carceragens deste País, esses indivíduos ladrões que aproveitam-se da desgraça dos enfermos e indefesos para roubar o dinheiro público.

Essa é a opinião do JTNEWS, salvo melhor ou pior juízo!

Fonte: JTNEWS com informações do Antagonista

Comentários