Presidente da Câmara de Alvorada do Gurguéia (PI) é multado por acumulação ilegal de cargos
Além da penalidade, foi determinada comunicação oficial à Mesa Diretora da Câmara para ciência da infração relacionada à nomeação do parlamentar como assessor técnico da Educação.O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) aplicou multa de 500 UFR-PI ao vereador e presidente da Câmara Municipal de Alvorada do Gurguéia, Luís André de Souza Lima, por acumulação ilegal de cargos. A denúncia é referente ao exercício de 2024.
A Corte de Contas analisou representação apresentada por vereadores do município que apontava possíveis irregularidades no exercício simultâneo de funções públicas por parte do parlamentar. Entre os pontos apurados, o TCE-PI concluiu que houve irregularidade na acumulação do mandato eletivo de vereador, com o exercício da Presidência da Câmara Municipal, e o cargo em comissão de Assessor Técnico da Secretaria Municipal de Educação, função de livre nomeação e exoneração.
De acordo com o voto do relator, a situação é vedada pela jurisprudência uniforme do próprio TCE-PI, bem como por dispositivos da Constituição Federal, da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno da Câmara, que exigem dedicação integral do presidente do Legislativo municipal e impõem à Mesa Diretora a análise de perda de mandato em casos dessa natureza.
Por outro lado, o Tribunal afastou a irregularidade quanto à acumulação do mandato de vereador com o cargo efetivo de professor, ao entender que ficou comprovada a compatibilidade de horários, com base em registros funcionais, no Estatuto do Magistério e no Regimento Interno da Câmara Municipal.
Além da multa, o TCE-PI determinou a expedição de comunicação à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Alvorada do Gurguéia, para ciência formal da infração cometida, em razão da nomeação do parlamentar para o cargo de assessor técnico da Secretaria Municipal de Educação, conforme Portaria nº 60/2025.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Política
Eduardo Bolsonaro se pronuncia após ter mandato cassado
-
Justiça
STF determina adoção de plano para combater racismo estrutural no país
-
Segurança Pública
PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares
-
Segurança Pública
Homem morre eletrocutado ao tentar furtar cabos de energia em Teresina
-
Política
Prefeitura de Inhuma (PI) é multada após denúncia sobre gastos com alimentação
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Polícia Penal ganha destaque na PEC da Segurança Pública, após relatório do deputado federal Mendonça Filho
-
Saúde
Leite materno: o primeiro remédio contra doenças crônicas; por Grazi Mantovaneli
-
Justiça
Justiça do Piauí condena Bradesco a indenizar moradora de Regeneração em oito vezes o valor de empréstimo fraudulento
-
Geral
SESAPI contrata mais de meio milhão de reais com empresa acusada de improbidade
-
Política
Prefeitura ignora proposta de R$ 171 mil e contrata por R$ 223 mil após prazo de 5 minutos