Prefeituras do Piauí e Paraíba anunciam protesto com paralisação
Prefeituras de outros estados da Federação ameaçam entrar no protesto devido as quedas nos repasses do Fundo de Participação do Município (FPM)Prefeituras de dois estados brasileiros – Piauí e Paraíba – confirmaram a realização de protesto com paralisação por conta do repasse do FPM (Fundo de Participação do Município).
As prefeituras de praticamente todo o Brasil tem reclamado constantemente das quedas nos repasses do FPM e que isso tem levado algumas a ficarem com as finanças no vermelho.
As manifestações nos dois estados irão acontecer no fim do mês, mais precisamente no dia 30 de agosto, quando as prefeituras estarão fechando as portas. A ideia é chamar atenção do Governo Federal e do Congresso Nacional.
O FPM é a principal fonte de receita dos municípios brasileiros e ajuda a custear despesas obrigatórias, como o pagamento de servidores públicos e da Previdência.
Num primeiro momento, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que 51% dos municípios enfrentam dificuldades financeiras, especialmente pela queda de 23,54% no FPM em agosto e atrasos em outros repasses, como os royalties de minerais e petróleo.
Maranhão – Entre as prefeituras maranhenses ainda não existe a confirmação de nenhuma paralisação ou protesto, mas de acordo com o presidente da FAMEM, prefeito de São Mateus, Ivo Rezende, cerca de 65 prefeitura já registraram meses com atraso salarial de servidores.
Fonte: JTNEWS com informações do Blog do Jorge Aragão
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça
Desembargador-corregedor do Foro Extrajudicial Hilo de Almeida anula decisão que barrava registro do SINPOLPEN no Piauí
-
Cultura
Centro Cultural do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí é inaugurado em Teresina
- Eventos Convocada assembleia de fundação da Associação dos Policiais Penais e Agentes de Segurança Pública do Estado do Pará
-
Geral
Povoado Peixe em Massapê do Piauí comemora início da obra de calçamento autorizada pela Secretaria do Agronegócio
-
Justiça
Sociedade Contemporânea: Congresso Internacional de Relações de Trabalho alerta sobre precarização do trabalho