Prefeito Sílvio Mendes diz que transporte coletivo perdeu confiança da população e que prefeitura não tem mais recursos

Ainda segundo o prefeito, é necessário que o sistema volte a ser confiável para que a população retome o uso do transporte coletivo. “Tem que melhorar primeiro para voltar a ser acreditado."

O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), comentou nesta segunda-feira (12) a paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus da capital. Segundo ele, o transporte coletivo enfrenta uma crise de confiança da população, motivada pela baixa qualidade do serviço, o que tem levado muitos usuários a abandonarem os ônibus e migrarem para outros meios de transporte.

Foto: Reprodução / GP1Sílvio Mendes (União Brasil)
Sílvio Mendes (União Brasil)

“O sistema precisa melhorar primeiro. O dinheiro da prefeitura não vai, não tem dinheiro para colocar lá”, declarou o prefeito, ao destacar que o município já repassa cerca de R$ 6 milhões por mês às empresas que operam o sistema, o que equivale a aproximadamente R$ 200 mil por dia. De acordo com ele, esse valor já representa o limite da capacidade financeira da gestão municipal.

Sílvio Mendes reconheceu que o problema afeta diretamente os usuários, mas reforçou que não há condições de ampliar os repasses sem que haja uma melhoria concreta na prestação do serviço. “O problema é de todos nós, da população que usa e, cada vez mais, usa menos, porque o sistema é ruim. Quem pode comprar uma moto, carro ou ir de Uber, vai. Deixa de usar [ônibus]”, afirmou.

Ainda segundo o prefeito, é necessário que o sistema volte a ser confiável para que a população retome o uso do transporte coletivo. “Tem que melhorar primeiro para voltar a ser acreditado. E naturalmente liberar o transporte das pessoas que usam, mas cada vez menos. A prefeitura está escassa, estamos numa crise muito grande, como nunca teve”, concluiu.

Fonte: JTNEWS

Comentários