Prefeito de Guaribas transforma prefeitura em empresa familiar e nomeia 14 parentes; veja lista
Entre os familiares contemplados com nomeações estão irmãos, primos, cunhados, tios e até esposa.O prefeito de Guaribas, Joercio Andrade, conhecido como Paizim (MDB), nomeou diversos parentes para cargos de confiança e funções estratégicas na administração municipal logo no início de sua gestão, em janeiro de 2025. Entre os familiares contemplados com as nomeações estão irmãos, primos, cunhados, tios e até a própria esposa, que assumiu o comando da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Entre os principais nomes destacam-se, Cleido Matias de Andrade, irmão do prefeito, que foi nomeado secretário municipal de Finanças, enquanto o cunhado Domingos Pereira Dias assumiu a Secretaria de Educação. Já a Secretaria de Saúde ficou sob responsabilidade de Adiel Matias de Andrade, primo do gestor.
A esposa de Joercio, Oselia Correia da Silva, foi indicada para a Secretaria de Assistência Social, acumulando funções ligadas ao atendimento direto à população. Outro primo, Valdir Matias, foi nomeado controlador geral do município, responsável por fiscalizar a execução de despesas e a legalidade dos atos da gestão.
Além dos cargos de primeiro escalão, parentes do prefeito também foram nomeados para funções de assessoramento e áreas técnicas da prefeitura. O primo Paulo Sérgio ocupa o cargo de assessor especial, mesma função designada ao primo Valdecarlos Matias Maia. Na Diretoria de Patrimônio e Almoxarifado, o responsável é Euclides Neto Maia, também primo de Joercio. No setor de obras, a chefia ficou com o irmão do prefeito, Adaí José de Andrade, enquanto a irmã Cleidiana Matias de Andrade da Silva foi nomeada assessora especial.
O vínculo familiar entre os ocupantes de cargos públicos se estende ainda a outros setores da administração municipal. A tia do prefeito, Jucinez Matias de Andrade da Silva, ocupa a função de assistente de secretaria, mesma função exercida pela prima Rosiene Matias Maia. Outro tio, Manoel Antônio Andrade, também foi nomeado assistente de secretaria. Já o cunhado Marciel Correia da Silva foi designado Assessor de Atividades Especializadas.
Veja a lista
Adaí José de Andrade – Chefe de Obras, irmão
Adiel Matias de Andrade – Secretário de Saúde, primo
Cleidiana Matias de Andrade da Silva – Assessora Especial, irmã
Cleido Matias de Andrade – Secretário Municipal de Finanças, irmão
Domingos Pereira Dias – Secretário de Educação, cunhado
Euclides Neto Maia – Diretor de Patrimônio e Almoxarifado, primo
Jucinez Matias de Andrade da Silva – Assistente de Secretaria, tia
Manoel Antônio Andrade – Assistente de Secretaria, tio
Marciel Correia da Silva – Assessor de Atividades Especializadas, cunhado
Oselia Correia da Silva – Secretária de Assistência Social, esposa
Paulo Sérgio – Assessor Especial, primo
Rosiene Matias Maia – Assistente de Secretaria, prima
Valdecarlos Matias Maia – Assessor Especial, primo
Valdir Matias – Controlador Geral do Município, primo
O espaço do JTNEWS está aberto para esclarecimentos
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública DENARC deflagra operação contra membros do PCC em Teresina
-
Segurança Pública Casal do Bonde dos 40 é capturado após ameaçar o delegado Charles Pessoa
-
Geral Prefeitura de Teresina paga R$ 28 milhões em juros ao Banco do Brasil no início de 2025
-
Segurança Pública Detento foge do Hospital de Urgência de Teresina enquanto aguardava cirurgia
-
Política TCE bloqueia contas da Prefeitura de Campo Maior por inadimplência na prestação de contas
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Piauí TCE-PI suspende concorrência pública em Pimenteiras por irregularidades em edital
-
Justiça Juizado de Altos (PI) condena Banco do Brasil por seguro indevido em empréstimo de servidor público
-
Geral Motoristas e cobradores de ônibus, decretam greve e anunciam paralisações a partir de sexta-feira (9), em Teresina (PI)
-
Segurança Pública Policiais civis cobram voz no Pacto pela Ordem e denunciam exclusão do governo do Piauí
-
Geral Prefeitura de Piripiri paga mais que o dobro por show de Felipe Amorim em comparação com Campo Maior