PP rompe com André Fufuca e intervém no diretório do Maranhão após ministro desafiar Ciro Nogueira
De acordo com o comunicado, assinado pelo presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), o partido também realizará uma intervenção no diretório estadual do Maranhão, retirando Fufuca do comanO Progressistas (PP) anunciou, nesta quarta-feira (8), o afastamento do ministro do Esporte, André Fufuca (MA), de todas as decisões partidárias e da vice-presidência nacional da legenda. A medida foi tomada após o parlamentar desobedecer à orientação da Executiva Nacional e decidir permanecer no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com o comunicado, assinado pelo presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), o partido também realizará uma intervenção no diretório estadual do Maranhão, retirando Fufuca do comando da sigla no estado.

O episódio marca um novo capítulo na crise entre o partido e o ministro, que havia recebido prazo até o último domingo (5) para deixar o governo. Em setembro, o PP já havia determinado que Fufuca se desligasse do ministério, posição reforçada por Ciro Nogueira, que reiterou que a legenda “não faz e não fará parte do atual governo”.
Durante agenda ao lado de Lula, na última segunda-feira (6), em Imperatriz (MA), Fufuca reafirmou sua lealdade ao presidente petista. “Em 2022, eu cometi um erro, mas agora, em 2026, pode ser que meu corpo esteja amarrado, mas minha alma, meu coração e força de vontade estarão livres para ajudar Luiz Inácio Lula da Silva a ser presidente do Brasil”, declarou.
Lula, por sua vez, classificou como “bobagem” a decisão do PP e do União Brasil de pressionar seus ministros a deixar o governo. “Acho um equívoco querer expulsar o Fufuca, assim como o Celso Sabino (União). Eles têm mandato, têm maturidade para decidir”, disse o presidente em entrevista à TV Mirante.
Nesta quarta-feira, o ministro do Turismo, Celso Sabino, também confirmou que continuará no cargo, destacando a importância da pasta para o desenvolvimento do setor e a realização da COP30 em Belém (PA).
Leia a íntegra da nota oficial do Progressistas:
O Progressistas comunica que, diante da decisão de desobedecer a orientação da Executiva Nacional do partido e permanecer no Ministério do Esporte, o ministro André Fufuca fica, a partir de agora, afastado de todas as decisões partidárias, bem como da vice-presidência nacional do partido.
A Direção Nacional do Progressistas realizará, ainda, intervenção no diretório do Maranhão, retirando o ministro do comando da legenda no estado.
O partido reitera o posicionamento de que não faz e não fará parte do atual governo, com o qual não nutre qualquer identificação ideológica ou programática.
Atenciosamente,
Ciro Nogueira
Presidente do Progressistas
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Justiça condena Latam a pagar indenização após passageira passar noite em saguão por falha em voo
-
Geral Lula se reúne com papa Leão XIV no Vaticano e destaca combate à fome e desigualdade
-
Segurança Pública Bandido morre em troca de tiros após tentar roubar fazenda no Sul do Piauí
-
Política Gestão da frota em Isaías Coelho (PI) acumula R$ 3,5 milhões em gastos sem comprovação; prefeito é multado
-
Segurança Pública Polícia fecha baile de reggae comandado por membro do Bonde dos 40 na Vila Dagmar Mazza
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral A criança que deixei na estrada
-
Justiça Justiça condena banco por descontos indevidos em benefício de idoso em Parnaíba
-
Segurança Pública Acusado de aplicar golpe do falso advogado no Maranhão é preso em Teresina
-
Geral Ministro Barroso anuncia aposentadoria do STF dias após entregar cargo a Fachin
-
Política Ronaldo Caiado debocha de Ciro Nogueira como possível vice de Tarcísio: “é vergonhoso”