Policiais Penais do Piauí participam da Operação Contraordem em combate ao crime organizado

A Polícia Penal, por meio da Sejus participou diretamente da Operação Contraordem em parceria com a Polícia Civil e a Secretaria da Segurança Pública

Nas primeiras horas desta sexta-feira (16), Policiais Penais da Secretaria da Justiça participaram da Operação Contraordem. A operação, realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, resultou no cumprimento de 23 mandados de prisão, sendo nove destes executados no Sistema Prisional, em unidades da Polícia Penal.

Foto: Divulgação/SejusPoliciais Penais participaram efetivamente da Operação Contraordem em parceria coma a Polícia Civil
Policiais Penais participaram efetivamente da Operação Contraordem em parceria coma a Polícia Civil

O cumprimento dos nove mandados de prisão aconteceu em unidades da Polícia Penal na região metropolitana da capital Teresina. Segundo o secretário da Justiça, Carlos Edilson Rodrigues, os alvos já estavam sendo monitorados através de integração entre as forças de Segurança Pública do Estado.

“Esses presos já estavam sendo monitorados. Podemos afirmar que essas ações criminosas não partiram de dentro das penitenciárias. Na Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, a antiga Casa de Custódia, por exemplo, não há mais a presença de celulares entre os presos, graças aos avanços obtidos após a implantação de procedimentos de disciplina e segurança por parte dos Policiais Penais.

Foto: DivulgaçãoPolicial Penal no interior do pavilhão prisional
Policial Penal no interior do pavilhão prisional

Lá - e em 90% de nossas unidades penais - não existe mais essa comunicação dos presos com o mundo externo”, observou o secretário da Justiça, Carlos Edilson.

Policiais penais da Diretoria de Inteligência e do Comando de Operações Prisionais (COP) participaram dessa operação, juntamente com policiais civis da Secretaria de Segurança.

Polícia Penal: uma nova força de segurança pública  no combate ao crime organizado

Com a regulamentação da Polícia Penal do Piauí, principalmente a partir da Emenda Constitucional já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí, os Policiais Penais vão poder, com respaldo na legislação estadul e processual penal, trabalhar efetivamente em parceria com as polícias no combate ao crime organizado.

Foto: Divulgação/SejusGrupo Tático Prisional da Polícia Penal do Piauí
Grupo Tático Prisional da Polícia Penal do Piauí perante o secretário da Justiça Carlos Edilson e o seu coordenador o policial penal Enemésio Souto Jr

É fato incontroverso que não existe nenhuma polícia no Brasil que tenha mais informações privilegiadas e capacidade de combater o crime no inteior das unidades penais do que a Polícia Penal, portanto, é imprescindiível que os deputados estaduais do Piauí aprovem em plenário o quanto antes, a PEC 01/2020 da Polícia Penal [já aprovada por meio do Relatório do deputado Bessah Reis na CCJ da ALEPI] para que esses profissionais da segurança pública que adquiriam o direito constitucional de atividade de Polícia Penal, por meio da Emenda Constitucional federal, 104/2019 - alterando diretamente o rol taxativo do artigo 144 da Constituição Federal, possam receber todo o amparo legal para agir eficientemente no combate ao crime.

Fonte: JTNEWS

Comentários