Polícia deflagra operação e desmonta "fortaleza do PCC" na zona sul de Teresina
A casa, contava com equipamento completo para monitoramento de policiais na região e pontos de apoio.A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), deflagrou uma operação nessa quarta-feira (19) que visa o combate ao tráfico de drogas na zona sul da capital. Durante a ação, os policiais realizaram buscas no imóvel de Alex Soares da Silva, membro da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). A casa, situada na Vila Afonso Gil, possuía equipamento completo para monitoramento de policiais na região, além de pontos de apoio para a fuga dos criminosos. Segundo a polícia, a infraestrutura encontrada era semelhante à de uma fortaleza.

O proprietário do imóvel foi preso durante a ação, e, conforme a autoridade policial, ele também é dono de outras casas situadas na comunidade, que são utilizadas pela facção como pontos de distribuição de drogas. Segundo o delegado Samuel Silveira, coordenador do DENARC, o aparato encontrado na casa do indivíduo se assemelha à infraestrutura encontrada em favelas do Rio de Janeiro dominadas por organizações criminosas.
Esses elementos, segundo a autoridade policial, dificultaram um pouco a ação. "Uma casa totalmente estruturada, em meio a uma comunidade carente, com piscina, muros altos, cerca elétrica e sistema de câmeras. Toda uma estrutura acondicionada para a manutenção das drogas, e até mesmo como porta de saída para a fuga do indivíduo que mantinha o controle de toda a comunidade", afirmou o delegado.

Samuel Silveira também reforçou a importância da contribuição da sociedade no combate ao crime organizado, realizada por meio das denúncias anônimas. "Não há uma prisão, não há uma apreensão que seja feita sem o apoio da população, que nos traz as informações necessárias. Não foi diferente hoje. O dono dessa casa usava o dinheiro do tráfico, em espécie, para construir residências na comunidade, além de distribuir dinheiro para a vizinhança, visando sua proteção social. Ou seja, quando buscávamos informações, essas eram dificultadas pelo próprio comportamento assistencialista que esse indivíduo praticava na comunidade. Isso reforçava sua relevância dentro do PCC na zona sul", destacou o coordenador do DENARC.

Prisão no Torquato Neto
Outro indivíduo, identificado como Felipe Sousa Melo, foi preso durante a operação no bairro Torquato Neto, na zona sul de Teresina. Ele também é acusado de pertencer ao PCC. Ao todo, a ação policial resultou na apreensão de três armas de fogo, além de drogas, uma motocicleta e munições.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública Delegacia de Jaicós (PI) indicia homem por ameaças contra mulher, em Patos do Piauí
-
Justiça Justiça do Piauí nega habeas corpus e mantém prisão preventiva de acusado de homicídio em Avelino Lopes
-
Geral Ouro no Piauí: descoberta de 7.100 toneladas pode transformar o Brasil
-
Geral Palestra destaca os impactos do álcool e outras drogas na amamentação
-
Geral Câmara de Teresina fecha contrato de quase R$ 400 mil para viagens de vereadores
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política PRECATÓRIOS: Advogado-Geral da União do governo Lula dá parecer pela derrubada de leis de Rafael Fonteles (PT-PI)
-
Segurança Pública Acusado de matar ex-mulher e vereador, usou arma da GCM para cometer o crime
-
Geral Diário de um invejoso; por Flávio de Ostanila
-
Saúde SAÚDE: Prefeitura de Parnaíba gasta quase R$ 1 milhão em suplementos infantis com fortes indícios de superfaturamento
-
Geral Prefeito de Parnaíba decreta luto de três dias após mortes de vereador e guarda municipal em Teresina