Polícia apreende cartilha com “código de conduta” da facção Bonde dos 40 em Teresina

Entre os conteúdos, o documento aborda temas como ética, disciplina interna e hierarquia.

Uma cópia de uma cartilha que estabelece um “código de conduta” para integrantes da facção criminosa Bonde dos 40 foi apreendida durante uma operação conjunta das polícias Civil e Militar do Piauí, realizada na noite dessa quinta-feira (8), em Teresina.

Foto: Divulgação/ SSP-PICódigo de conduta do Bonde dos 40
Código de conduta do Bonde dos 40

O material, descrito pelas forças de segurança como um verdadeiro manual do crime, reúne orientações destinadas a membros que atuam diretamente na prática de delitos nas ruas de municípios piauienses. Entre os conteúdos, o documento aborda temas como ética, disciplina interna e hierarquia, evidenciando a estrutura organizacional da facção.

Na cartilha, também estão detalhadas as funções exercidas pelos integrantes dentro do grupo criminoso, com cargos identificados como “apoio/auxiliar”, “disciplina”, “financeira”, “geral” e “torre”, demonstrando a divisão de tarefas e o nível de organização da facção.

Um dos trechos do documento ressalta a rigidez da hierarquia interna. “Deixamos bem claro que a última palavra é da hierarquia final, e aquele que desrespeitar será responsabilizado pelos seus atos”, diz um dos mandamentos do código.

Além disso, a cartilha estabelece regras específicas para membros que abandonam a facção, indicando possíveis consequências para os chamados desertores.

O material foi encontrado em versão impressa e está datado de março de 2020, com a última atualização registrada em abril do mesmo ano. A apreensão deve auxiliar as investigações sobre a atuação e a estrutura do Bonde dos 40 no estado.

Operação

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio da Polícia Civil e da Polícia Militar, realizou na noite dessa quinta-feira (8) uma operação conjunta em Teresina, considerada a primeira grande ação integrada das forças de segurança no ano de 2026.

Ao todo, foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão em todas as zonas da capital, dentro das ações estratégicas do Pacto pela Ordem. Durante a operação, 10 pessoas foram presas e houve a apreensão de drogas, armas, munições e dinheiro em espécie. A maioria dos presos são ligados à facção criminosa Bonde dos 40.

Um casal preso atuava na venda de drogas em Teresina há pelo menos dois meses. Durante o cumprimento dos mandados de busca, o homem tentou se livrar de um telefone celular, arremessando o aparelho para fora do imóvel no momento da abordagem.

A ofensiva mobilizou mais de 200 policiais, que atuaram de forma simultânea em diferentes regiões da cidade, ampliando a presença das forças de segurança e reforçando o caráter integrado da ação.

Fonte: JTNEWS com informações do GP1

Comentários