PM desarticula cativeiro e resgata 21 aves silvestres no Sul do Piauí
A ação foi conduzida por equipes da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPA).A Polícia Militar do Piauí resgatou 21 aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro na zona rural de São Raimundo Nonato durante a Operação “Asas Livres”, realizada nessa segunda-feira (19). A ação foi conduzida por equipes da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPA), após o recebimento de uma denúncia anônima.
No local indicado, os policiais encontraram 30 gaiolas, 8 alçapões e diversas espécies de pássaros sem autorização dos órgãos ambientais. Entre os animais resgatados estavam 7 azulões (Cyanoloxia brissonii), 10 papa-capins (Sporophila nigricollis), 3 tico-tico-rei-cinza (Coryphospingus pileatus) e 1 cardeal-do-nordeste (Paroaria dominicana).
Todo o material foi apreendido no imóvel, e os animais foram retirados das gaiolas. A criação das aves era feita sem qualquer registro ou licença ambiental, caracterizando crime ambiental de acordo com a legislação vigente.
O responsável pela criação ilegal foi conduzido até a delegacia da cidade, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), com base no Artigo 29 da Lei 9.605/98, que trata dos crimes contra o meio ambiente. Conforme a Polícia Militar, a captura, criação e comercialização de animais silvestres sem permissão colocam em risco a fauna e violam normas de proteção da biodiversidade.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes
Cristiano Ronaldo corre risco de perder jogos da Copa do Mundo de 2026 após expulsão; entenda
-
Justiça
Julgamento dos embargos de Bolsonaro termina hoje. Quando será prisão?
-
Geral
PF dividiu esquema do INSS em "núcleos" para fechar cerco contra fraudes
-
Geral
Homem morre após sofrer descarga elétrica no bairro Lourival Parente
-
Geral
Viaduto da Miguel Rosa apresenta desnível de quase 15 cm, diz CREA-PI
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política
MP Eleitoral pede cassação de prefeito de Simões (PI) por abuso de poder político e econômico
-
Segurança Pública
Carbono Oculto 86: empresários da rede de postos HD negam adulteração de combustíveis
-
Geral
Apresentador César Filho sofre grave acidente de moto entre Campo Maior e Cabeceiras do Piauí
-
Segurança Pública
Réu por homicídio é preso em Picos após fugir de julgamento
-
Segurança Pública
Empresário alvo de mandados no Terras Alphaville fornecia iPhones contrabandeados