PM desarticula cativeiro e resgata 21 aves silvestres no Sul do Piauí
A ação foi conduzida por equipes da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPA).A Polícia Militar do Piauí resgatou 21 aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro na zona rural de São Raimundo Nonato durante a Operação “Asas Livres”, realizada nessa segunda-feira (19). A ação foi conduzida por equipes da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPA), após o recebimento de uma denúncia anônima.

No local indicado, os policiais encontraram 30 gaiolas, 8 alçapões e diversas espécies de pássaros sem autorização dos órgãos ambientais. Entre os animais resgatados estavam 7 azulões (Cyanoloxia brissonii), 10 papa-capins (Sporophila nigricollis), 3 tico-tico-rei-cinza (Coryphospingus pileatus) e 1 cardeal-do-nordeste (Paroaria dominicana).
Todo o material foi apreendido no imóvel, e os animais foram retirados das gaiolas. A criação das aves era feita sem qualquer registro ou licença ambiental, caracterizando crime ambiental de acordo com a legislação vigente.
O responsável pela criação ilegal foi conduzido até a delegacia da cidade, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), com base no Artigo 29 da Lei 9.605/98, que trata dos crimes contra o meio ambiente. Conforme a Polícia Militar, a captura, criação e comercialização de animais silvestres sem permissão colocam em risco a fauna e violam normas de proteção da biodiversidade.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Política TCE-PI aplica multa a ex-prefeita de São Miguel da Baixa Grande por falhas no Portal da Transparência
-
Justiça TCE-PI suspende licitação da Prefeitura de Francisco Macedo por exigência ilegal em edital
-
Justiça Estado do Piauí é condenado a pagar FGTS a ex-merendeira contratada sem concurso público
-
Política Prisão domiciliar de Bolsonaro repercute na imprensa internacional
-
Política Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreende celular de Bolsonaro
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça André Mendonça dá prazo de 10 dias a Rafael Fonteles, ao TJPI e ALEPI para esclarecerem sobre precatórios do Piauí
-
Justiça PIAUÍ: Ciro Nogueira requer no STF inconstitucionalidade de novas leis de precatórios de Rafael Fonteles
-
Segurança Pública Fernandin OIG oferece recompensa para quem encontrar acusado de matar o primo Erlan Oliveira
-
Política Após o JTNEWS noticiar contrato bilionário da Sesapi com entidade do RJ, advogado Jacinto Teles é alvo de fake news
-
Política PARNAÍBA: Prefeitura fecha contrato milionário sem licitação com empresa acusada de superfaturamento em Milton Brandão