Pioneirismo do Senado em votação remota é reconhecido por parlamentos do mundo
Assembleias estaduais e câmaras municipais também demostraram interesse em adotar o modeloO Senado teve uma sessão histórica, pela primeira vez em todo mundo um parlamento conseguiu montar um aparato em tempo recorde para permitir aos senadores aprovaram em uma matéria legislativa sem a necessidade de estarem presentes no plenário.
Com a ajuda da tecnologia, 75 parlamentares aprovaram por unanimidade de seus próprios gabinetes ou mesmo de seus estados de origem o decreto que instituiu o estado de calamidade pública no Brasil diante da pandemia do novo coronavírus.
O pioneirismo da iniciativa foi elogiado pela União Interparlamentar, organização com sede em Genebra na Suíça, que reúne mais de 140 parlamentos de todos os continentes.
De acordo com o secretário-geral da mesa do senado Luiz Fernando bandeira com essa solução a casa da uma mensagem importante para o país. a mensagem de que o congresso não pode parar, no momento tão difícil em que o executivo preicisa de determinadas medidas para poder combater a crise, o congresso tem que dar a resposta. E a forma que estamos dando é essa, a primeira do mundo que seguramente escreverá a história do poder legislativo brasileiro e também certamente mundial", concluiu.
O diretor do Prodasen, A Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado, Alessandro Albuquerque, ressalta que foram tomados todos os cuidados para garantir a segurança do sistema, tanto no nível físico quanto no lógico. Ele também informa que o Senado já trabalha para compartilhar o modelo com outras casas legislativas do Brasil e do mundo.
"A solução tem sido buscadas por muitas câmaras e Assembleias Legislativas brasileiras e mesmo para os estados estrangeiros. O Senado tá elaborando um manual de transferência tecnológica, não só de como essas configurações são realizadas, mas de todo o procedimento ao longo de uma sessão de parlamento que tivemos que pensar", afirmou o diretor.
Assim que estiver pronto o manual de transferência tecnológica deve ser disponibilizado por meio do Interlegis, órgão responsável pela interlocução com as câmaras municipais e assembleias legislativas.
Fonte: Agência Senado
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Jovem de 20 anos desaparece após entrar no Rio Poti para tentar recuperar celular
-
Saúde
Fórmulas infantis contaminadas; por Grazi Mantovaneli
-
Geral
Renovação automática de CNH beneficia 300 mil na primeira semana
-
Segurança Pública
Baile de reggae alvo de operação do DENARC tinha "área VIP" para membros de facção
-
Segurança Pública
Adolescente é apreendido com 15 tabletes de maconha em ônibus na cidade de Picos