Piauí em Alerta: possibilidade de chuvas intensas e riscos potenciais nos próximos dias

Os riscos potenciais associados a essas condições climáticas incluem queda de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas

Piauí se prepara para enfrentar um período de intensas chuvas, alerta a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (Sampece). O boletim publicado ontem, quinta-feira (15), aponta a possibilidade de chuvas regulares e intensas no território piauiense entre os dias 16 e 20 de fevereiro.

Foto: Google ImagensA previsão é de mais chuvas para o Piauí
A previsão é de mais chuvas para o Piauí

A previsão meteorológica destaca a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e altos níveis da troposfera em um fluxo vindo do oeste como os principais responsáveis pela instabilidade climática na região. Esses dois sistemas podem resultar em acumulados diários de chuva que ultrapassam os 100mm, alertam os especialistas.

Os riscos potenciais associados a essas condições climáticas incluem queda de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A Semarh emitiu recomendações à população para prevenir possíveis incidentes, como não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento devido ao risco de queda e descargas elétricas.

Além disso, a secretaria orienta a evitar estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda, considerando a possibilidade de danos causados pelo vento. O boletim também alerta para os riscos de utilizar aparelhos celulares conectados à tomada durante o período de chuvas intensas.

Autoridades locais estão mobilizadas para monitorar de perto a situação e adotar medidas preventivas, visando a segurança da população. A Semarh continuará atualizando as informações conforme a evolução das condições climáticas, e a população é encorajada a ficar atenta aos comunicados oficiais e seguir as orientações de segurança.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários