Piauí é o estado do Brasil que mais reduziu mortes por infarto e AVC
Os números refletem as ações de enfrentamento às doenças cardiovasculares, que representam uma das principais causas de morte no Brasil.O Piauí reduziu em 27,59% o número de mortes por infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC) entre os anos de 2022 e 2024. Esse é o maior índice de redução do país. Em segundo lugar aparece o Rio Grande do Norte, com uma diminuição de 19,28%, e em terceiro está o Espírito Santo, com uma queda de 18,92%. Os dados são da Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (IVIS), do Ministério da Saúde.
Os números refletem o enfrentamento que o Piauí tem feito às doenças cardiovasculares, que representam uma das principais causas de morte no Brasil. De acordo com os dados, o Piauí registrou em 2022, um total de 2.769 óbitos por infarto e AVC. Em 2024, esse número caiu para 2.005.
Conforme o Painel de Monitoramento da Mortalidade CID-10 do Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade por infarto agudo do miocárdio no Piauí caiu 27,33%, maior percentual entre as demais unidades da federação, saindo de 1.866 óbitos em 2022 para 1.356 em 2024.
A redução da mortalidade é resultado das ações das Linhas de Cuidado para AVC e IAM, implantadas pela Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) em setembro de 2022 para fortalecer a rede de saúde e disponibilizar atendimento rápido e eficiente a vítimas dessas doenças.
“Desde a implantação do serviço, foram realizadas mais de mil trombólises, procedimento que aumenta as chances de recuperação sem sequelas quando administrado dentro do tempo recomendado”, afirma o secretário da Saúde, Antonio Luiz Soares.
Além do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, as Linhas de Cuidado do IAM e AVC estão presentes em hospitais estaduais de Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Piripiri, Campo Maior, Parnaíba, Oeiras, Simplicio Mendes, Esperantina, Corrente, Luzilândia, Bom Jesus, São João do Piauí, Uruçuí, Valença, Barras, Demerval Lobão e Amarante.
“Isso mostra que estamos avançando na prevenção e cuidado às doenças cardiovasculares no nosso estado, ofertando atendimento de qualidade na rede pública e reduzindo a mortalidade. A intenção é ampliarmos e oferecermos ainda mais os serviços das Linhas de Cuidado para garantir atendimento ágil e eficaz”, destaca o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça
STF autoriza progressão de Walter Delgatti Neto para regime semiaberto
-
Política
TCE identifica risco de prejuízo aos cofres públicos em licitações de Sebastião Leal (PI)
-
Geral
Ex-piloto brasileiro da Fórmula 1 é preso nos EUA por agressão
-
Política
Prefeito de São Julião acusa morosidade, TCE rejeita cautelar e abre prazo para defesa da Câmara
-
Geral
Foguete que levava satélites brasileiros some após lançamento na Índia
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política
Prefeita de São Braz do Piauí é alvo de denúncia por supostas irregularidades no FGTS e INSS desde 2017
-
Geral
Anvisa manda recolher lote de molho de tomate com pedaços de vidro
-
Geral
Anvisa manda retirar panetones do mercado e proíbe alimentos com cogumelos não autorizados
-
Esportes
EUA não deve ser punido por Fifa e COI após ataque à Venezuela
-
Geral
Crianças desaparecidas: buscas entram no 7º dia com reforço do Exército