Piauí alcança 4º lugar no ranking de isolamento com antecipação de feriado
Um dos objetivos do último decreto é reduzir o número de internações nos hospitais por outros motivos, liberando leitos aos portadores de síndromes respiratóriaO governador Wellington Dias realizou, na manhã deste sábado (16), uma reunião para acompanhamento das ações de combate ao novo coronavírus no Piauí.
Um dado destacado foi o relatório de isolamento domiciliar. Na sexta-feira (15), feriado antecipado do Dia do Piauí, o estado alcançou o 4° melhor índice de isolamento no Brasil, atrás apenas do Amapá (1°), Maranhão (2°) e Ceará (3°), estados que adotaram o lockdown(isolamento obrigatório). Os números mostram que, na média, 49,4% da população piauiense ficou em casa.
“Precisamos trabalhar ainda mais no sábado e domingo para elevar o patamar médio de isolamento para 55%. Com isso, tiramos de circulação cerca de 450 mil pessoas. Para nosso objetivo de reduzir transmissibilidade do corona, é muito bom”, avaliou Dias.
Segundo relatório do “Inloco”, Jatobá do Piauí (68,3%) e Cocal de Telha (64%), no Norte do Piauí, foram as cidades com melhor desempenho de isolamento. A capital Teresina alcançou índice de 52,6% da população em casa.
Os efeitos do decreto que ampliou as restrições a atividades comerciais e o deslocamento de pessoas durante o feriado prolongado, refletiu também nas estatísticas de violência no trânsito. Com a proibição do transporte intermunicipal de passageiros, a Polícia Rodoviária Federal registrou na sexta-feira (15), em todo estado, apenas três acidentes, sendo dois com vítimas, sem necessidade de atendimento hospitalar.
“Neste final de semana de reforço no policiamento nas rodovias federais, até agora tudo tranquilo”, resumiu o superintendente da PRF no Piauí, Stênio Benevides.
Um dos objetivos do último decreto é reduzir o número de internações nos hospitais por outros motivos, liberando leitos aos portadores de síndromes respiratórias. Presente à reunião virtual, o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, afirmou que a corporação não registrou ocorrências de natureza grave no feriado e encontrou pouca resistência quanto à restrição do consumo de bebida alcoólica em locais públicos.
O governador Wellington Dias encerrou a reunião autorizando a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) a elaborar um plano de atendimento específico aos servidores públicos que atuam presencialmente no combate à Covid-19. Eles passarão por testes periódicos e acompanhamento permanente.
“Autorizei a compra de material de testagem para ficar na reserva e suportar a demanda. Recomendamos a todos o cadastramento imediato no aplicativo Monitora Covid-19, para orientação geral e comunicação com os profissionais de saúde” finalizou Dias.
Fonte: Ccom
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública
Influenciador alvo de operação em Água Branca fez rifa de R$ 0,09 para sortear moto de luxo
-
Geral
Acidente entre caminhões e um carro deixa mulher ferida na Ponte do Tancredo Neves
-
Geral
Idoso morre após ser atropelado por caminhonete na BR 407 em Picos
-
Geral
Saiba como atuavam estrangeiros presos por esquema de agiotagem em Teresina
-
Segurança Pública
Jovem é apreendido por tentar estuprar prima em Água Branca
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral
Após denúncias do JTNEWS, TCE-PI confirma falhas e determina plano de ação em OSS da Saúde no Piauí
-
Segurança Pública
Operação Carbono Oculto 86: empresário Danillo Coelho é interrogado na sede do DRACO
-
Segurança Pública
Carbono Oculto 86: empresários da rede de postos HD negam adulteração de combustíveis
-
Geral
Apresentador César Filho sofre grave acidente de moto entre Campo Maior e Cabeceiras do Piauí
-
Segurança Pública
Bandido morre em confronto com policiais do BEPI e DRACO na zona rural de Teresina