Piauí adere à Campanha Nacional de Coleta de DNA para identificação de pessoas desaparecidas
O lançamento da campanha no estado foi conduzido pelo Departamento de Polícia Científica, marcando o início da Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas.A Secretaria de Segurança Pública do Piauí aderiu oficialmente à Campanha Nacional de Coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas, promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e pelo Ministério da Justiça. O lançamento da campanha no estado foi conduzido pelo Departamento de Polícia Científica, marcando o início da Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas.
No Piauí, a campanha é coordenada pelo Instituto de DNA Forense do Piauí (IDNA-PI), com o objetivo de coletar amostras biológicas de familiares para exames de DNA. Essas amostras serão inseridas no Banco Nacional de Perfis Genéticos, ampliando as chances de identificação dos desaparecidos. Além das amostras dos familiares, o IDNA-PI também aceita objetos pessoais das pessoas desaparecidas, como escovas de dentes ou aparelhos de barbear, que possam conter material genético.
A mobilização nacional ocorrerá entre os dias 26 e 30 de agosto de 2024, com destaque para o "Dia D" em 29 de agosto, quando todos os atendimentos serão centralizados na sede da Secretaria de Segurança do Piauí, no bairro São Cristóvão, em Teresina.
O perito criminal do IDNA-PI, Dr. Jesus Cardoso, detalhou como os familiares podem participar da campanha. "Para participar, os familiares de primeiro grau devem comparecer às Delegacias Regionais designadas para registrar a ocorrência. Em Teresina, o registro será feito na Delegacia Especializada em Pessoas Desaparecidas, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Após a formalização do boletim, os familiares serão encaminhados ao IDNA ou ao Instituto Médico Legal (IML). Recomendamos que venham dois familiares de primeiro grau, seguindo esta ordem: pai e mãe; filho(a) e cônjuge; ou irmãos. É importante destacar que o procedimento de coleta é totalmente indolor e não invasivo", explica Cardoso.
Para mais informações sobre a campanha, os interessados podem acessar o site www.gov.br/mj/desaparecidos
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Política
Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito de Simões por abuso de poder político nas eleições de 2024
-
Segurança Pública
Mulher é encontrada morta com marcas de tiros e mãos amarradas em estrada no Litoral do Piauí
-
Política
Eduardo Bolsonaro se pronuncia após ter mandato cassado
-
Justiça
STF determina adoção de plano para combater racismo estrutural no país
-
Segurança Pública
PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Polícia Penal ganha destaque na PEC da Segurança Pública, após relatório do deputado federal Mendonça Filho
-
Política
Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito de Simões por abuso de poder político nas eleições de 2024
-
Justiça
Justiça do Piauí condena Bradesco a indenizar moradora de Regeneração em oito vezes o valor de empréstimo fraudulento
-
Saúde
Leite materno: o primeiro remédio contra doenças crônicas; por Grazi Mantovaneli
-
Política
Prefeitura ignora proposta de R$ 171 mil e contrata por R$ 223 mil após prazo de 5 minutos