PF investiga cárcere privado contra indígenas em Rondônia
Lideranças indígenas e ambientais ficaram cerca de 4h sob o poder de invasores da terra Uru-Eu-Wau-WauA Polícia Federal (PF) investiga uma denúncia de cárcere privada contra indígenas, ambientalistas e uma equipe de filmagem dentro da terra indígena Burareiro, em Rondônia. A situação ocorreu no último domingo (14/5).
Segundo o grupo WWF-Brasil, lideranças do povo Uru-Eu-Wau-Wau sofreram intimidações de supostos invasores da terra. O grupo ficou cerca de 4h como reféns em uma estrada da região. O caso foi denunciado pela indigenista Ivaneide Bandeira e a filha Txai Suruí. Também faziam parte do grupo intimidado lideranças indígenas, o artista Mundano e uma equipe de filmagem.
“O grupo registrava a pressão da criação de gado para a preservação das florestas e, enquanto fazia um desenho no pasto para denunciar o desmatamento, foi ameaçado e teve sua liberdade de ir e vir cerceada por homens que alegavam serem donos do território”, denunciou o WWF-Brasil em nota.
A organização ambiental manifestou-se dizendo que espera uma investigação do caso pelas autoridades brasileiras, garantindo a integridade das terras indígenas e a sobrevivência dos defensores no país.
Fonte: JTNEWS com informações do Metropoles
Comentários
Últimas Notícias
-
Política
Eduardo Bolsonaro se pronuncia após ter mandato cassado
-
Justiça
STF determina adoção de plano para combater racismo estrutural no país
-
Segurança Pública
PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares
-
Segurança Pública
Homem morre eletrocutado ao tentar furtar cabos de energia em Teresina
-
Política
Prefeitura de Inhuma (PI) é multada após denúncia sobre gastos com alimentação
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Polícia Penal ganha destaque na PEC da Segurança Pública, após relatório do deputado federal Mendonça Filho
-
Saúde
Leite materno: o primeiro remédio contra doenças crônicas; por Grazi Mantovaneli
-
Justiça
Justiça do Piauí condena Bradesco a indenizar moradora de Regeneração em oito vezes o valor de empréstimo fraudulento
-
Geral
SESAPI contrata mais de meio milhão de reais com empresa acusada de improbidade
-
Política
Prefeitura ignora proposta de R$ 171 mil e contrata por R$ 223 mil após prazo de 5 minutos