Obras avançam no Porto Piauí: pátio e sede ficam prontos em 90 dias
O governador Rafael Fonteles afirmou que, com o nascimento do porto, a economia do estado pode ter um grande incremento.As obras do Porto Piauí, em Luís Correia, estão avançando dentro do cronograma previsto. No momento, estão sendo construídos o Terminal Pesqueiro de Luís Correia (TPLC), a pavimentação do pátio e a sede administrativa. As duas últimas obras ficarão prontas em 90 dias.

O pátio terá área de 5 hectares e estará apto a receber mercadorias de todos os tamanhos, além de cargas especiais, como de indústria, de escavadeira e de equipamentos mecânicos em geral. “As obras estão seguindo um cronograma pré-determinado, sem interrupções”, explica a presidente do Porto Piauí, Maria Cristina Araújo.
Ao mesmo tempo, o Governo do Estado está executando a terraplanagem do Terminal Pesqueiro, que, quando estiver pronto, vai permitir as atividades de processamento dos pescados. O TPLC será o primeiro dos terminais a ser entregue, devido ao impacto que terá na economia de Luís Correia.
O Governo do Estado diz que 30% da população do município será beneficiada diretamente com o terminal pesqueiro, já que três a cada dez habitantes do município estão envolvidos com a atividade de pesca. O terminal deve estar funcionando em pleno vapor em dezembro de 2025.
O Porto Piauí foi inaugurado pelo governador Rafael Fonteles no dia 13 de dezembro de 2023, após mais de 40 anos de espera. O investimento foi de mais de R$ 100 milhões na primeira etapa, cuja principal obra foi a dragagem da água do Rio Igaraçu, permitindo que o porto receba embarcações com comprimento de 60 metros e calado de 7 m.
A solenidade teve a chegada do navio da Marinha do Brasil ao mar do Piauí, o único estado com litoral que não possuía um porto. A estrutura terá terminais que apontam para o futuro, como de amônia, de grãos e pesqueiro. O governador Rafael Fonteles afirmou que, com o nascimento do porto, a economia do estado pode ter um grande incremento. “Com a finalização do terminal pesqueiro e da indústria de pesca, iremos mais que dobrar o PIB de Luís Correia”, disse.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Advogado é preso em flagrante por espancar a namorada dentro de casa em Teresina
-
Segurança Pública Acusado de tentar matar companheira a tiros é preso em flagrante no Promorar
-
Geral Após retirada de lesões da pele, Bolsonaro volta à prisão domiciliar
-
Geral Tenente da PM tem mal súbito e morre em piscina de condomínio em São Luís-MA
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Política TCE-PI suspende pagamentos de contratos com duas empresas em Pau D’Arco do Piauí por irregularidades
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Justiça Ex-vereadora de Uruçuí faz acordo e evita processo após acidente grave com vítima lesionada
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota