Número de Estudantes com Nota 980 na Redação do Enem no Piauí Cresce 516%

Educação Piauiense em Ascensão - Notável Progresso nas Notas do Enem Reflete Comprometimento e Qualidade do Ensino Estadual

Durante a abertura da Semana Pedagógica da Secretaria do Estado da Educação (Seduc) nesta quarta-feira (24), o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, celebrou o significativo avanço dos estudantes da Rede Estadual nas notas de redação do Enem 2023 em comparação a 2022.

Foto: Ascom/SeducEscola da rede estadual do Piauí
Escola da rede estadual do Piauí

Segundo os microdados do Ministério da Educação, em 2022, apenas seis alunos da rede pública do Piauí alcançaram a pontuação máxima de 980 na redação. No entanto, na edição de 2023, esse número saltou para 31 estudantes, representando um crescimento notável de 516% em relação ao ano anterior. Além disso, houve um aumento significativo no número de alunos que atingiram 960 pontos em 2023, mais que dobrando em relação ao Enem 2022, passando de 31 para 67 estudantes com excelentes resultados.

O secretário Bandeira destacou a importância desse resultado, atribuindo-o ao trabalho desenvolvido nas escolas, dentro do programa Acelera Seduc. Ele ressaltou: "Quintuplicamos a quantidade de notas 980 e dobramos a quantidade de notas 960 na Redação. É um resultado que temos que comemorar."

Além dos destaques em redação, Washington Bandeira mencionou o desempenho excepcional dos estudantes da Seduc em Matemática no Enem 2023. Muitas notas acima de 800 pontos foram registradas, especialmente entre os participantes do projeto Seduc Olímpica, marcando as melhores notas da história nessa disciplina.

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgados em 16 de janeiro pelo Ministério da Educação. As notas obtidas possibilitam a participação em três programas do Governo Federal para ingresso no ensino superior: admissão em universidades públicas, concessão de bolsas em instituições privadas (PROUNI) e financiamento de cursos em faculdades particulares (FIES).

Programas de Ingresso no Ensino Superior:

1. SISU (Sistema de Seleção Unificada): O programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para universidades públicas. A partir de 2024, terá uma edição única por ano, com inscrições encerrando nesta quinta-feira (25).

2. PROUNI (Programa Universidade para Todos): Iniciativa do MEC que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas. Inscrições ocorrerão de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

3. FIES (Fundo de Financiamento Estudantil): Programa do Governo Federal que ajuda a pagar parte das mensalidades em universidades e faculdades privadas. Os beneficiários quitam o financiamento após a formatura.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários