Município de Currais ganha Centro Cultural Júlia Rodrigues

O espaço conta com auditório, salas para oficinas de canto, dança, música e pintura

O antigo Centro Social do município de Currais agora abriga o Centro Cultural Júlia Rodrigues. O espaço conta com auditório, salas para oficinas de canto, dança, música e pintura, além da sala de administração, cozinha e alojamento para os professores. Foram investidos cerca de R$ 245 mil na reforma, executada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

Foto: Ascom/GovpiCentro Cultural Júlia Rodrigues
Centro Cultural Júlia Rodrigues

“Toda cidade do Piauí merece ter um espaço de cultura. Currais é uma cidade que tem a tradição de rabecas e um forte festival junino, o que movimenta culturalmente o município. A partir de agora, Currais conta com um espaço para que possamos dinamizar a cultura e profissionalizar com cursos permanentes. É um presente para essa cidade tão querida”, disse o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, durante a entrega da nova casa, na última sexta-feira (27).

O prédio tem uma área de quase 245 m² e está situado no centro do município. O local ganhou uma decoração especial, com elementos da cultura nordestina e das tradições presentes em Currais. “A inspiração da entrada da Casa de Cultura de Currais veio da história de uma senhora simples, da roça, que amava a arte popular. Dona Júlia Rodrigues promovia a cultura no município, com as festas de Reis, quadrilha e a Dança do Boi”, explica o cenógrafo Igor Carvalho.

Na entrada da Casa, uma das paredes da sala de convivência recebeu uma cenografia temática inspirada no Bumba meu boi e no colorido das roupas dos dançantes e das bandeirinhas. “Pensamos nesse espaço para que alunos e visitantes possam desfrutar enquanto aguardam as oficinas de música, dança e teatro. Essa área também foi pensada para receber eventos de capoeira, música e reuniões da comunidade”, completa Igor.

As salas que receberão as oficinas de música estão equipadas com cadeiras, mesas, além de instrumentos musicais como violão, teclado, tambor, zabumba, tamborim, pandeiro e outros. Uma ampla sala de dança também vai abrigar oficinas e ensaios de grupos juninos, uma forte tradição na cidade.

Fonte: JTNEWS

Comentários