MPPI ajuíza ação contra o prefeito de Campo Alegre do Fidalgo (PI), por improbidade administrativa
A ação teve como base o Inquérito Civil nº 109/2019, que investigou supostas irregularidades na locação de veículos pelo Município no exercício financeiro de 2017O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, ajuizou ação civil pública contra o prefeito municipal de Campo Alegre do Fidalgo, Israel Odílio da Mata, e Evanilde Costa Oliveira, esposa do então subsecretário de Educação municipal, Ivo Teixeira dos Santos, em virtude de fraude em procedimento licitatório.

A ação teve como base o Inquérito Civil nº 109/2019, que investigou supostas irregularidades na locação de veículos pelo Município no exercício financeiro de 2017.
Constatou-se que o prefeito contratou, mediante dispensa licitatória fraudulenta, a locação de veículo com Evanilde Costa Oliveira no montante de R$ 34.800 para atender a necessidade da Secretaria Municipal de Administração. Entretanto, apesar de os valores terem sido repassados mensalmente no ano de 2017, os serviços não foram prestados, sendo o contrato uma forma de enriquecimento ilícito dos envolvidos, o que configura ato de improbidade administrativa.
"Houve um grande dano ao erário municipal de Campo Alegre do Fidalgo, pois o serviço foi efetivamente pago, mas não realizado, enriquecendo os envolvidos de forma indevida. Além disso, este caso não se enquadra nas hipóteses de dispensa de licitação, uma vez que não houve licitação anterior a esta que restasse fracassada ou deserta”, explica o promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
Diante disso, o MPPI requer a indisponibilidade dos bens dos requeridos, designação de audiência de conciliação e, mediante sentença, a condenação dos réus pelos atos de improbidade administrativa cometidos, com o devido ressarcimento ao erário no valor de R$ 34.800,00 e as devidas atualizações, além das custas processuais e demais ônus da sucumbência.
Fonte: MPPI
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Construtora Penta I Empreendimentos Imobiliários é condenada por abusar de cláusulas em contratos de adesão
-
Justiça Crime ambiental em José de Freitas (PI): Justiça impõe multa e cobra medidas emergenciais contra poluição
-
Segurança Pública Acusado de matar ex-mulher e vereador, usou arma da GCM para cometer o crime
-
Geral Prefeitura de Timon anuncia interdição total da Ponte Metálica a partir de 1º de setembro
-
Geral Ciclista morre após ser atropelada por caminhão na BR 316 em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Presidente do TJPI diz ao ministro André Mendonça do STF que lei de precatórios de Rafael Fonteles viola a Constituição
-
Segurança Pública DHPP identifica mulher encontrada morta com as mãos amarradas no Rio Parnaíba
-
Segurança Pública Acusado de matar ex-mulher e vereador, usou arma da GCM para cometer o crime
-
Segurança Pública Sargento da PM é preso acusado de furtar energia do próprio quartel em Currais(PI)
-
Geral Piauiense Kauane Cinderela entra no “Rancho do Maia” após conquistar Carlinhos com carisma