Motoristas da Marvão Serviços cruzam os braços e deixam alunos sem transporte escolar em Teresina-PI
A paralisação do transporte escolar traz consequências graves para a comunidade escolar.A segunda-feira (26) começou com transtornos significativos para estudantes da rede municipal e estaudal de Teresina. Funcionários da empresa Marvão Serviços, uma das responsáveis pelo transporte escolar da capital piauiense, iniciaram uma paralisação que impacta diretamente o acesso de crianças e adolescentes às escolas.

A paralisação traz consequências graves para a comunidade escolar. Milhares de crianças que dependem exclusivamente deste serviço estão impossibilitadas de comparecer às instituições de ensino, comprometendo a continuidade do processo educacional e podendo resultar em defasagens de conteúdo. Além disso, pais e responsáveis precisam encontrar alternativas emergenciais de transporte ou faltar ao trabalho para cuidar dos filhos.
A decisão de paralisar foi tomada em assembleia realizada no sábado e confirmada pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte do Estado do Piauí (SINTETRO). Os funcionários apresentam três demandas principais: reajuste salarial, aumento no valor dos tickets alimentação e participação da empresa no custeio do plano de saúde dos funcionários.
O presidente do Sindicato, Antônio Cardoso, explicou os motivos da paralisação: "nós estamos fazendo esta paralisação por falta de reajuste no salário. Carga horária excessiva, inclusive nós vamos denunciar isso pro Ministério do Trabalho. Esse pessoal começa às seis horas da manhã, cinco e meia dependendo, vai até às dezoito, dezenove horas. E outros que começam nesse mesmo horário encerram às vinte e duas horas. Exploração severa. E nesse turno da noite eles estão pagando só trezentos e cinquenta reais. O ticket é no valor de duzentos e cinquenta reais e tem empresa que não vai dar nem reajuste."
Cardoso ainda fez um apelo às autoridades: "Então tem que rever isso aí secretário de Educação do Estado, secretário de Educação do Município, SEDUC, SEMEC, governador e prefeito. A educação não pode ser feita só pela metade, tem que ser feita num todo. Do zelador até o secretário. Estão explorando esses trabalhadores e eles não aguentaram mais e resolveram paralisar hoje na manhã desta segunda-feira para as autoridades tomarem conhecimento disso. Exploração de mais de dezoito horas de serviço desses profissionais, dezesseis horas, doze horas de serviço ininterrupto. Então é esse aqui o motivo da paralisação de hoje."
A continuidade da paralisação pode agravar os prejuízos educacionais, especialmente para estudantes de famílias de baixa renda que não possuem meios alternativos de transporte. Especialistas em educação alertam que interrupções no calendário escolar podem ter efeitos duradouros no desenvolvimento acadêmico dos alunos.
Um aspecto preocupante é o impacto nutricional, já que muitas crianças têm na merenda escolar uma refeição essencial do dia, agravando a situação para famílias em vulnerabilidade social. O comprometimento pedagógico também é evidente, com avaliações, projetos e atividades programadas sendo prejudicadas, afetando todo o planejamento escolar.
A Marvão Serviços é a sucessora da Locar Transporte, investigada pela Polícia Federal na "Operação Topique", que desarticulou uma quadrilha de fraude em licitações de transporte escolar. A empresa é alvo de inúmeras ações de improbidade administrativa na Justiça Federal.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Governo do Piauí realiza aditivo de R$ 2,2 milhões com empresa de locação de veículos
-
Segurança Pública Justiça concede liberdade provisória a acusado de homicídio em acidente de trânsito no Sul do Piauí
-
Justiça Prefeitura de Flores do Piauí é alvo de quatro decisões do TCE por falhas em transporte escolar e compra de medicamentos
-
Geral Caminhoneiro fica ferido após carreta tombar e pegar fogo no Sul do Piauí
-
Segurança Pública Acusados de envolvimento na morte de estudante dentro de escola são presos em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Saúde Secretário de Saúde contratou "Caminho de Damasco" por mais de R$ 1,5 bi para gerenciar a saúde em Picos por 5 anos
-
Justiça Justiça determina: advogado Marcus Vinicius Nogueira sentará no banco dos réus, no Tribunal do Júri de Teresina
-
Geral Casal vai ao colégio para cancelar matrícula de Alice e transferir irmão após tragédia no CEV
-
Segurança Pública Estudante é assassinado dentro de escola na zona sul de Teresina
-
Segurança Pública Acusados de envolvimento na morte de estudante dentro de escola são presos em Teresina