Moradores do DF serão obrigados a usar máscaras a partir desta quinta (30)
Determinação foi publicada em decreto do governador Ibaneis Rocha no último dia 23 e estabelece o uso de máscara em todas as vias e espaços públicosConsideradas essenciais para evitar o contágio por covid-19, moradores do Distrito Federal serão obrigados, a partir desta quinta-feira (30), a usar máscaras. A determinação, publicada em um decreto do governador, Ibaneis Rocha no último dia 23, estabelece a obrigatoriedade do uso em todas as vias e espaços públicos, transportes públicos coletivos, estabelecimentos comerciais, industriais e espaços de prestação de serviço.

A exigência é por tempo indeterminado, enquanto vigorar o estado de emergência no Distrito Federal, previsto no Decreto 40.475, de 28 de fevereiro de 2020. Quem for pego sem máscaras em espaços públicos poderá ser autuado e multado em valor a partir de R$ 2 mil.
Há também sanções penais previstas no Artigo 268 do Código Penal, destinado a impedir a introdução ou a propagação de doença contagiosa, como detenção de um mês a um ano, além de multa.
A condenação é aumentada em um terço se o infrator for funcionário da saúde pública ou exercer a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro. Para quem não tem condições de adquirir máscaras o governo do Distrito Federal previu no decreto a garantia desse material de proteção em locais que serão informados à população.
No mesmo decreto Ibaneis Rocha determina que comércios e outros estabelecimentos de atividades econômicas não deverão aceitar a presença de pessoas sem o acessório. Além disso, fabricantes de máscara para uso profissional devem priorizar na comercialização de sua produção os profissionais de saúde, fornecendo excedentes para outras categorias.
Transporte Público
Em cumprimento à determinação, nas estações do Metrô, por exemplo, não será autorizada a entrada nem a permanência de usuários sem a proteção.
O Metrô-DF já adquiriu e está distribuindo máscaras de tecido, confeccionadas conforme orientação do Ministério da Saúde, aos empregados que trabalham na linha de frente da operação.
Desinfecção
Ainda como forma de garantir a segurança de empregados e usuários, o Metrô-DF permanece com ações constantes de desinfecção e higienização. A cada semana, as 25 estações operacionais e os trens passam por processo de limpeza com quartenário de amônio, aprovado pela Anvisa e usado em outros países do mundo. Além disso, a cada 30 minutos, é feita a limpeza nos bloqueios, bilheterias e corrimãos das estações com o peróxido de hidrogênio.
Os ônibus que circulam pelo Distrito Federal também estão sendo higienizados com maior frequência. Na Rodoviária do Plano Piloto, empresas de coletivos passaram a limpar os veículos a cada vez que estes retornam de um trajeto.
Fonte: Agência Brasil
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Justiça reconhece direito de servidor à incorporação de 11,98% nos vencimentos por erro na conversão da URV
-
Justiça Justiça reduz indenização a idosa lesada por empréstimo não contratado com banco no Piauí
-
Justiça STF define parâmetros para responsabilização de plataformas por conteúdos de terceiros
-
Justiça Prefeitura de Passagem Franca (PI) consegue desbloqueio de 10 dias mesmo com dívida previdenciária milionária no TCE
-
Geral Jornalista é preso acusado de agredir ex-namorada e incendiar casa em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Justiça obriga Estado do Piauí a devolver descontos previdenciários ilegais a servidor público inativo
-
Geral Criança de três anos morre após ser esquecida dentro de carro em Arraial no Piauí
-
Geral Polícia Penal do Piauí ganha hino oficial reconhecido como símbolo institucional
-
Política TCE-PI reprova contas da Prefeitura de Campo Maior e aponta série de irregularidades na gestão de João Félix
-
Segurança Pública Homem é morto com golpes de faca após agredir mulher em bar na cidade de União