MedSUS: aplicativo que informa quais remédios estão disponíveis no SUS
Lançado originalmente em 2014 em parceria com o Superior Tribunal Federal (STF), o MedSUS agora está disponível para a população em geralO Ministério da Saúde anunciou uma atualização significativa no aplicativo MedSUS, uma ferramenta inovadora que fornece informações detalhadas sobre todos os medicamentos disponíveis na assistência farmacêutica do Sistema Único de Saúde (SUS). Lançado originalmente em 2014 em parceria com o Superior Tribunal Federal (STF), o MedSUS agora está disponível para a população em geral via plataformas digitais para IOS e Android.

O objetivo inicial do aplicativo era auxiliar na redução da judicialização de medicamentos, um problema complexo enfrentado pelo sistema de saúde brasileiro. Anteriormente voltado apenas a estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde e do judiciário, o MedSUS passa por uma expansão para integrar diversos públicos, promovendo um ambiente colaborativo e transparente.
Uma das características notáveis do aplicativo é a oferta de informações detalhadas sobre os medicamentos disponíveis, alinhados aos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) e à Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). Isso permite que tanto os cidadãos quanto os profissionais de saúde tenham acesso a informações atualizadas sobre quais medicamentos são recomendados para determinadas condições médicas, contribuindo para uma tomada de decisão mais embasada.
O MedSUS também fornece dados sobre os locais de dispensação dos medicamentos, incluindo Farmácias das Unidades Básicas de Saúde (Atenção Primária), Farmácias de "Alto Custo" (Componente Especializado da Assistência Farmacêutica) e farmácias credenciadas ao Programa Farmácia Popular. Essa abrangência assegura que os beneficiários do SUS tenham acesso a informações precisas sobre onde retirar os medicamentos prescritos.
A parceria com o STF destaca o compromisso em abordar as questões complexas relacionadas à judicialização de medicamentos. A integração entre a pasta da saúde e o Tribunal ressalta a importância de uma abordagem conjunta entre os setores de saúde e judiciário para superar desafios e encontrar soluções inovadoras.
O coordenador-geral do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica e diretor-substituto do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, Roberto Eduardo Schneiders, enfatizou que o MedSUS representa um avanço significativo na promoção da transparência, eficiência e acessibilidade na assistência farmacêutica do SUS. Ele expressou a expectativa de que o aplicativo seja um ambiente centralizado para informações sobre medicamentos disponíveis no SUS, com a adição de novas funcionalidades planejadas a partir do diálogo e apoio do Conass e Conasems.
Fonte: JTNEWS com informações da Agencia Gov
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Prefeitura sanciona projeto que autoriza empresas nomearem espaços públicos em Teresina
-
Justiça Equatorial Piauí paga R$ 8 mil de dano moral por demora em instalação de energia
-
Justiça Justiça do Piauí condena construtora Ômega a devolver mais de R$ 36 mil a consumidora por atraso em entrega de imóvel
-
Política Julgamento de Bolsonaro no STF entra em semana decisiva. Entenda
-
Segurança Pública Estudante de Direito e músico presos em Teresina por receptação são soltos pela Justiça
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública DHPP prende acusado de perseguir e matar jovem em metalúrgica no bairro Gurupi
-
Justiça Diretor do Hospital São Marcos pode fazer acordo para evitar condenação em processo por desvio de milhões de reais
-
Segurança Pública Polícia Civil prende acusado de matar prima estrangulada na zona sul de Teresina
-
Geral Palestra destaca os impactos do álcool e outras drogas na amamentação
-
Geral Construtora Rivello é condenada a pagar indenização após negar devolução de taxas a compradora em Teresina