Medicamento que garante realização de transplante chega ao HGV nesta sexta-feira (12)
De acordo com a Central de Transplantes, atualmente são 261 pacientes na fila de espera por um rim e 380 na fila de espera por córneasNesta quarta-feira (10/08), o assessor da presidência da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Igor Cavalcante, informou que o medicamento simulect, que evita a rejeição de órgãos transplantados e garante a realização do procedimento, deve voltar a ficar disponível no estoque do Hospital Getúlio Vargas (HGV) a partir da próxima sexta-feira (12/08).

A falta do medicamento impediu que os órgãos doados pela família da babá Juliana da Silva, que morreu após ser baleada em uma discussão de cunhados em Teresina, beneficiassem pacientes que estão na fila de espera no Piauí. Os dois rins e o fígado de Juliana foram inseridos na lista nacional e encaminhados para outros estados.
Segundo o assessor da Fepiserh, um processo licitatório para aquisição do medicamento está em fase final e até sexta-feira o insumo vai estar disponível para uso no HGV.
Ainda segundo o assessor da Fepiserh, a falta de estoque do medicamento simulect está relacionada às dificuldades para aquisição.
“Realmente, é um medicamento específico, que é utilizado quando o paciente vai receber algum órgão que é captado no HGV. A nossa grande dificuldade é que esse medicamento é fornecido aqui no estado do Piauí apenas por uma única empresa. A própria indústria faz o cadastro de uma única empresa aqui no estado do Piauí para fornecer”, explicou.
O Piauí realiza apenas transplantes de rins e córneas. De acordo com a Central de Transplantes, atualmente são 261 pacientes na fila de espera por um rim e 380 na fila de espera por córneas.
Fonte: JTNEWS com informações do Notícias da Manhã
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes Escalação: Corinthians terá desfalques para enfrentar o Fluminense; veja relacionados
-
Esportes Flamengo investe R$ 5 milhões em máquinas que Real Madrid utiliza para melhorar performance de atletas
-
Justiça Bolsonaro pode ser preso até dezembro se recursos forem rejeitados
-
Esportes Campeonato Brasileiro retorna neste sábado (13/9). Veja lista de jogos
-
Esportes Filipe Luís recusa proposta do Fenerbahçe por continuidade do projeto no Flamengo
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Política TCE-PI suspende pagamentos de contratos com duas empresas em Pau D’Arco do Piauí por irregularidades
-
Geral Homem morre após grave acidente de moto na cidade de Beneditinos (PI)
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Justiça Ex-vereadora de Uruçuí faz acordo e evita processo após acidente grave com vítima lesionada