Maria José da Silva de 77 anos conclui Pedagogia na UESPI com nota 10; ela é exemplo de perseverança no Sertão do Piauí

Mulher negra, sertaneja, filha de camponeses, pai vaqueiro, mãe de 9 filhos, maioria portadores de curso superior, conclui o curso de sua vida em Floriano, após trajetória inestimável

Maria José da Silva apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí [na cidade de Floriano] na manhã do dia 05 de agosto, ocasião em que recebeu nota 10, para sua alegria e de todos que acompanharam sua trajetória até chegar à conclusão do "curso de sua vida".

Dona Maria José nasceu em 20 de agosto de 1946 no município de Nazaré do Piauí, iniciou seus estudos aos 15 anos de idade nesta cidade, onde frequentou somente a primeira série do ensino fundamental, em razão de necessidades laborais no seio familiar. Fato calcado na cultura machista de que as filhas mulheres não poderiam se dedicar aos estudos, pois tal prioridade era privilégio apenas dos filhos do sexo masculino.

O JTNEWS buscou juntos aos familiares de dona Maria José, informações importantes que fazem parte de sua história, que aqui são registradas com muito prazer, inclusive com uma breve entrevista à formanda.

Os genitores da novel pedagoga, o pai, vaqueiro Sérgio Soares (in memorian), natural de Simplício Mendes e sua mãe dona Isabel Araújo [hoje com mais de 100 anos de idade], natural de São João do Piauí, construiram família no interior de Nazaré do Piauí, na comunidade Xique Xique, mas em seguida mudaram-se para outra comunidade no mesmo município, denominada Sítio Novo, onde essa mulher [Maria José] resiliente, determinada e diferenciada nasceu.

Em seguida aos 18 anos contraiu matrimônio com o Sr. João Ferreira da Silva, e juntos tiveram nove filhos, que embora não lhes sendo oportunizada instrução formal, sempre buscaram através da leitura informal atualizar-se, e que também não deixou repetir isso à sua prole, buscando ofertar a todos a instrução formal. Após filhos já formados em áreas diversas, como em Pedagogia, Letras, Ciências Contábeis e Direito, dona Maria José oportunizou-se e lutou para realizar um sonho de infância, a tão sonhada formação superior.

Voltou a estudar em 2005, iniciou o ensino fundamental e após sua conclusão, não perdeu tempo e começou logo o ensino médio, concluindo-o em 2011. Através do ENEM veio a tão sonhada aprovação no curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) no ano de 2016 quando já tinha 71 anos de idade.

Em razão da pandemia da COVID-19, houve atrasos na formação. No ano de 2020 foi suspenso o ano letivo da UESPI, e em 2021 dona Maria José da Silva estudou na modalidade on-line, voltando à sala de aula no ano em curso e concluindo em 2022/02 seu esperado e tão desejado curso superior, coroado com nota 10 no TCC, ao lado de sua colega, parceira de trabalho e de lutas, a amiga Aliane Evangelista Duarte Santos,  que, inegavelmente contribuiu com sua aprovação com nota máxima já aos 77 anos de idade.

Aliane Evangelista é considerada fundamental na conclusão do curso da dona Maria José, pois desde a morte do seu esposo, Sr. João Ferreira, ela teve vários pequenos aneurismas, o que ocaisonou algumas dificuldades, a exemplo de tremores nas mãos; e no período de aulas on-line, Aliane foi providencial ajudando-a na utilização do notebook.

Foto: Arquivo pessoal cedido ao JTNEWSDona Maria José e sua especial colega Aliane Evangelista, ela que é considerada como um 'anjo' em sua vida
Dona Maria José e sua especial colega Aliane Evangelista, esta que é considerada como um 'anjo' em sua vida

No ano de 2019 a cidade de Nazaré do Piauí através da Câmara Municipal reconheceu seu esforço intelectual criando e dedicando-lhe o Primeiro título da Maior Honraria daquela cidade, “LÁUREA DO MÉRITO LEGISLATIVO CULTURAL E ECOLÓGICO ESPERANÇA GARCIA”.

JTNEWS: como a sra. se sente ao 77 anos de idade apresentando seu TCC com nota 10?  

Maria José da Silva (MJS): Me sinto realizada por estar conquistando um sonho de infância, por ser esta uma profissão que sempre admirei e quis frequentar que com a 'graça divina' alcancei essa tão almejada formação com a ajuda de familiares, filhos, professores e amigos, consegui realizar o tão almejado sonho, estando apta a poder instruir através desta profissão e do conhecimento adquirido outras pessoas a alcançarem a sua formação intelectual e seus sonhos.

MJS.: Através desta vitória sinto-me muito realizada em presenciar e sentir a alegria de filhos, amigos e professores que se alegram com minha vitória, bem como de meu esposo que embora não mais esteja entre nós materialmente, certamente está bastante feliz, pois foi grande sua alegria quando ingressei na Universidade e que durante bastante tempo esteve na luta ao lado para conquistar essa inestimável vitória.

JTNEWS: agora que concluiu o curso da sua vida, quais seus planos para o futuro?

MJS.: Esta é somente uma pausa para seguir rumo ao conhecimento, agora não somente aprendendo, mas também instruindo. Fico imensamente feliz ainda com aqueles que embora não me conheçam, neste momento festivo se alegram e se inspiram com o exemplo de luta, que jamais deixei me abater sem que comigo tivesse não menos que a conquista do sonho alcançado.

Essa vitória não seria possível se além do meu empenho não contasse com suporte familiar, dos amigos, das companheiras de sala e de todos os professores que mesmo com algumas limitações pacientemente souberam me disponibilizar meios para que pudesse absorver o conhecimento.

Foto: Arquivo pessoal cedido ao JTNEWS(Da direta para esquerda) O policial militar e advogado licenciado João Luís, ao lado de amigos no dia da colação de grau do curso de Direito
Da direita para a esquerda, João Luiz Ferreira [filho de d. Maria José], ele é policial militar e advogado licenciado, ao lado de colegas no dia da colação de grau

Para seu filho João Luiz Ferreira da Silva, que é bacharel em Direito, policial militar do Piauí e advogado licenciado, sua mãe é uma baluarte e o seu principal exemplo de perseverança na conquista do que acredita, pois, força de vontade jamais lhe faltou em toda sua trajetória de vida. "Eu [e com certeza todos meus irmãos] nos sintimos orgulhosos por sempre tê-la como uma referência na busca dos nossos ideais almejados", declarou João Luis que também é um exemplo de resiliência e determinação.

Fonte: JTNEWS

Comentários