Mais de 111 mil pessoas foram beneficiadas com o Sistema de Transporte Eletivo em 2024
Projeto conta com 23 micro-ônibus com ar-condicionado, que realizam 20 rotas por dia.O Sistema Estadual de Transporte Eletivo (STE), responsável por oferecer transporte gratuito e seguro para pacientes dos municípios da região Entre Rios até Teresina, alcançou a marca de mais de 111 mil atendimentos em 2024. Desde sua criação, em 2008, o serviço já beneficiou mais de 800 mil pessoas, consolidando-se como um serviço essencial para o acesso à saúde.
O STE é um projeto do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e tem a Associação Piauiense de Municípios (APPM) como parceira. A Associação Reabilitar é responsável pela administração do projeto, que conta com 23 micro-ônibus com ar-condicionado, que realizam 20 rotas por dia. Os veículos são adaptados para pessoas com deficiência e têm capacidade para transportar até 26 usuários. Além disso, contam com higienização diária e rastreamento via satélite.
O aposentado Joaquim Santos mora em Lagoa do Piauí e faz tratamento de hemodiálise em Teresina. Ele e a esposa viajam três vezes por semana no ônibus do STE. “Eu já tenho quatro anos que faço hemodiálise e venho nesse ônibus. Eu não teria condições de pagar se o serviço não fosse gratuito. Em todo esse tempo, nunca tive problema. Quando eu termino a hemodiálise, ele me pega na porta da clínica”, comemora.
De acordo com o gerente de Operações do STE, Helton Nascimento, o objetivo do projeto é oferecer um acesso mais fácil aos serviços de saúde. “Quando o sistema começou, percebemos o impacto positivo de ter um ônibus climatizado, limpo, que funciona, que deixa a pessoa no centro médico e leva de volta para casa com toda segurança. Mais uma vez, concluímos as atividades do ano com a garantia da satisfação dos usuários”, comenta.
O sonho da Luana Araújo é que a sua filha, Laura Vitória, cresça com mais autonomia e possa conquistar trabalho e uma família feliz. Duas vezes por semana, as duas utilizam o serviço do STE para vir à capital para terapias de acompanhamento de Transtorno do Espectro Autista (TEA) da pequena Laura.
“O ônibus do STE é a melhor opção para a gente. Eu chego no horário correto para as terapias e não preciso me preocupar em pagar passagem. Hoje, percebo um avanço significativo na fala e na socialização da Laura e esse serviço é fundamental para permanecermos no tratamento. Eu quero que ela tenha um futuro brilhante, que estude, trabalhe e tenha sua família, como todos nós”, reforça.
Em 2024, foram realizadas 4.800 viagens entre os municípios de Miguel Alves, União, Lagoa Alegre,José de Freitas, Altos, Coivaras, Demerval Lobão, Nazária, Curralinhos, Lagoa do Piauí, Beneditinos, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Palmeirais, São Pedro, Barro Duro, Água Branca, Santo Antônio dos Milagres, São gonçalo do Piauí, Hugo Napoleão, Jardim do Mulato, Angical, Regeneração e Amarante.
Como ter acesso
Para ter direito à passagem de ida e volta, a pessoa deve solicitar o agendamento na Secretaria de Saúde do município e apresentar o comprovante da marcação do procedimento médico junto ao SUS. Nos casos em que há a previsão legal, também é garantida a passagem de um acompanhante.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
- Segurança Pública Chico Lucas explica demora para perícia em cajus no caso das crianças envenenadas
- Política Sílvio Mendes cria grupo de trabalho para fiscalizar finanças de Teresina
- Geral Mulher faz gesto de facção criminosa após ser presa por desacato em Teresina
- Política Prefeitura de Teresina busca parceria com a Sefaz para aprimorar gestão pública
- Geral Prefeito Sílvio Mendes alinha ações para inclusão dos estudantes autistas
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Geral Jovem com câncer raro luta contra o tempo para realizar cirurgia que pode salvar sua vida
- Geral Aos heróis, a desonra!
- Geral Mulher é presa após atear fogo no companheiro em Elesbão Veloso
- Justiça Reviravolta! Juíza solta vizinha de crianças que morreram envenenadas em Parnaíba
- Segurança Pública Laudo atesta que criança de 7 anos foi estuprada antes de ser morta em Teresina