Lula sanciona lei para fortalecer o empreendedorismo do Brasil com a criação do Ministério dedicado ao setor
Sanção presidencial visa impulsionar políticas, estimular o microcrédito e facilitar o acesso a recursos financeiros prometendo impacto positivo na economia e na geração de empregos no paísEm um movimento estratégico visando impulsionar o empreendedorismo no Brasil, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, nesta terça-feira (16/01), a lei que cria o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. O ato foi oficializado durante uma cerimônia no Palácio do Planalto junto ao titular da pasta, Márcio França.

O Ministério do Empreendedorismo teve origem na Medida Provisória nº 1.187, de 13 de setembro de 2023. O Projeto de Lei de Conversão nº 5.711, de 2023, altera a Lei nº 14.600, de 19 de junho de 2023 referente à organização administrativa do Poder Executivo, foi sancionado por Lula, consolidando a criação da nova pasta.
O principal objetivo do Ministério do Empreendedorismo é fortalecer políticas, programas e ações voltadas para o apoio e formalização de negócios, arranjos produtivos locais, artesanato, além de estimular o microcrédito e facilitar o acesso a recursos financeiros. A iniciativa assume diretamente um papel estratégico que impacta diretamente a economia, a geração de empregos e o desenvolvimento regional.
A formalização desse novo ministério representa um marco no compromisso do governo brasileiro em criar um ambiente favorável para o crescimento do empreendedorismo no Brasil, promovendo a inovação, a sustentabilidade e a inclusão social.
A ampliação da atuação da pasta permitirá abordar questões como cooperativismo e associativismo, promoção de cultura empreendedora inclusiva, identificação de pequenos empreendedores e profissionais autônomos, estímulo ao empreendedorismo feminino e na juventude, além de ações para desburocratização do ambiente de negócios e tratamento diferenciado para pequenas empresas.
Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revelam que as microempresas e empresas de pequeno porte representam cerca de 99% do total de empreendimentos no Brasil, totalizando quase 21 milhões de negócios. Essas empresas contribuem com 27% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e sustentam 54% dos empregos formais no país. A criação do Ministério do Empreendedorismo reflete o reconhecimento da importância desses empreendimentos para a economia brasileira.
Fonte: JTNEWS com informações da Agencia Gov
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Advogado é preso em flagrante por espancar a namorada dentro de casa em Teresina
-
Segurança Pública Acusado de tentar matar companheira a tiros é preso em flagrante no Promorar
-
Geral Após retirada de lesões da pele, Bolsonaro volta à prisão domiciliar
-
Geral Tenente da PM tem mal súbito e morre em piscina de condomínio em São Luís-MA
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Política TCE-PI suspende pagamentos de contratos com duas empresas em Pau D’Arco do Piauí por irregularidades
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Justiça Ex-vereadora de Uruçuí faz acordo e evita processo após acidente grave com vítima lesionada
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota