Licitação de quase R$ 3 milhões para balneário em Baixa Grande do Ribeiro (PI) levanta questionamentos sobre prioridades

Em um cenário nacional de restrição fiscal e repasses incertos, a aplicação de quase três milhões de reais em um balneário urbano pode ser vista como um investimento desproporcional.

O município de Baixa Grande do Ribeiro, no sul do Piauí, publicou o edital de concorrência eletrônica nº 004/2025 para a contratação de uma empresa especializada na construção de um balneário na zona urbana da cidade, na Rua José Pereira. O valor estimado da obra é de R$ 2.922.273,45, e a sessão de abertura está marcada para o dia 30 de abril de 2025, às 10h, via plataforma digital. A licitação será regida pelo critério de menor preço global, conforme a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021).

Foto: Reprodução / Redes SociaisPrefeito Dr Zé Luis, do PT
Prefeito Dr Zé Luis, do PT

Apesar da previsão orçamentária estar devidamente registrada com recursos do ICMS, FPM e outros fundos próprios do município, a realização de um empreendimento turístico desse porte em um município com demandas históricas em saúde, educação e infraestrutura básica levanta dúvidas sobre a real prioridade da gestão. Em um cenário nacional de restrição fiscal e repasses incertos, a aplicação de quase três milhões de reais em um balneário urbano pode ser vista como um investimento desproporcional frente às necessidades mais urgentes da população.

Outro ponto que exige vigilância é o controle social e a transparência do processo. O edital prevê exigências técnicas robustas das empresas concorrentes, incluindo apresentação de acervo técnico e cumprimento de critérios rigorosos de habilitação econômica e jurídica. No entanto, o histórico de obras públicas em pequenas cidades do Piauí — com paralisações, aditivos e entregas inacabadas — torna essencial o acompanhamento contínuo por parte dos órgãos de controle e da sociedade civil.

Fonte: JTNEWS

Comentários