Justiça reprova contas de campanha do vereador eleito Eduardo Draga Alana
A assessoria de comunicação de Eduardo Draga Alana afirmou que ele está confiante na Justiça.A juíza Eliana Márcia Nunes de Carvalho, da 2ª Zona Eleitoral, reprovou as contas de campanha do vereador eleito em Teresina, Eduardo Draga Alana (PSD), referentes às eleições municipais de 2024. A magistrada proferiu a sentença no dia 26 de novembro.
Em sua decisão, a magistrada acatou três das 12 irregularidades apontadas em análise técnica do Ministério Público Eleitoral. Duas delas dizem respeito à inconsistência na despesa de R$ 16.320,00 com locação de veículos, sem o correspondente registro de gasto com combustível.
A juíza também julgou procedente a irregularidade relativa à realização de despesas antes da abertura de conta bancária específica para a campanha, contrariando o disposto nos Arts. 3º, I, alínea "c", e 36, da Resolução TSE nº 23.607/2019. Nesse ponto, o analista de contas apontou que 80,23% de todas as despesas contratadas pelo candidato foram realizadas antes da abertura da conta bancária.
Defesa interpôs recurso
Em 29 de novembro, a defesa de Eduardo Draga Alana interpôs recurso, alegando, entre outros pontos, falhas no preenchimento de notas fiscais por parte da empresa onde o abastecimento foi realizado. "Acontece que a empresa ROCHA E RESPLANDES LTDA EPP errou no preenchimento da nota fiscal, onde informou NFC’e diferentes daqueles referentes aos abastecimentos feitos nos automóveis que estavam a serviço da campanha durante o período eleitoral", consta em trecho da peça.
Em relação aos gastos realizados antes da abertura das contas destinadas à campanha, a defesa argumentou que declarou as despesas na prestação de contas, o que, em tese, não comprometeria a análise.
"Acontece que todas as notas fiscais e pagamentos foram feitos depois da abertura das contas, e, ainda assim, todas as despesas apontadas estão na prestação de contas (parcial e final), e foram pagas por meio das contas. De modo que, mesmo que houvesse essa falha formal, não seria suficiente para a desaprovação das contas, pois não comprometeu a análise das contas pela Justiça Eleitoral."
Juíza manteve sentença
Em análise ao recurso interposto, a juíza Eliana Márcia Nunes de Carvalho manteve, nessa terça-feira (03), a sentença de reprovação das contas de Eduardo Draga Alana.
A assessoria de comunicação de Eduardo Draga Alana afirmou que ele está confiante na Justiça e que tudo será esclarecido. Veja abaixo nota na íntegra:
As contas ainda estão em análise para julgamento. Confiamos na Justiça e estamos certos de que, com uma análise justa, tudo será esclarecido e teremos um parecer favorável.
Seguimos com a consciência tranquila, pois o suposto erro apontado é ínfimo diante de toda a nossa prestação de contas, e com isso estamos firmes no compromisso com a verdade, acreditando na justiça.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes
Piauiense conquista dois ouros no Sul-Americano Escolar no Paraguai
-
Economia
Pix bate novo recorde com 313,3 milhões de transações em um só dia
-
Saúde
IA consegue prever risco de câncer de mama com 5 anos de antecedência
-
Política
Flávio Bolsonaro tem potencial para afastar eleitor "nem-nem", avaliam especialistas
-
Justiça
STF retoma julgamento sobre benefício a vítimas de violência doméstica
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Esportes
Hamilton sugere mudanças de funcionários da Ferrari para F1 2026
-
Política
Flávio Bolsonaro tem potencial para afastar eleitor "nem-nem", avaliam especialistas
-
Economia
Pix bate novo recorde com 313,3 milhões de transações em um só dia
-
Esportes
Piauiense conquista dois ouros no Sul-Americano Escolar no Paraguai
-
Saúde
IA consegue prever risco de câncer de mama com 5 anos de antecedência