Justiça reduz indenização a idosa lesada por empréstimo não contratado com banco no Piauí
A instituição financeira não apresentou documento contratual válido nem comprovante de repasse dos valores.O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) decidiu que um banco deve devolver valores descontados indevidamente do benefício previdenciário de uma aposentada que teve seu nome vinculado a um contrato de empréstimo consignado sem comprovação de contratação. O caso foi julgado pela 2ª Câmara Especializada Cível, com relatoria do desembargador Manoel de Sousa Dourado.

A cliente ingressou com ação após identificar descontos mensais em seu benefício do INSS, mesmo sem ter autorizado ou recebido qualquer valor correspondente a empréstimo. A instituição financeira não apresentou documento contratual válido nem comprovante de repasse dos valores.
Na sentença, o Judiciário reconheceu a nulidade do contrato e determinou a devolução dos valores cobrados indevidamente. Seguindo entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), os valores descontados antes de 30 de março de 2021 deverão ser restituídos de forma simples. Já os valores descontados após essa data devem ser devolvidos em dobro, com juros e correção monetária.
A decisão também reconheceu o direito à indenização por danos morais, embora tenha reduzido o valor fixado inicialmente pela primeira instância. A indenização, que era de R$ 3 mil, foi readequada para R$ 2 mil, com base em critérios de proporcionalidade e na jurisprudência da corte.
De acordo com o relator, os descontos afetaram diretamente o sustento da consumidora, que é idosa, analfabeta e depende de um salário mínimo. “O desconto indevido sobre um benefício de caráter alimentar comprometeu seu sustento, o que justifica o reconhecimento do dano moral”, afirmou o magistrado.
A decisão já transitou em julgado e o processo segue para cumprimento.
Esta ação foi promovida pelo escritório JK Advocacia e Consultoria Especializada, por meio do advogado Kayo Coutinho.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Saúde Controle Externo do TCE-PI identifica graves falhas em contratos bilionários de OSS na SESAPI e recomenda auditorias
-
Política TCE-PI aplica multa a ex-prefeita de São Miguel da Baixa Grande por falhas no Portal da Transparência
-
Justiça TCE-PI suspende licitação da Prefeitura de Francisco Macedo por exigência ilegal em edital
-
Justiça Estado do Piauí é condenado a pagar FGTS a ex-merendeira contratada sem concurso público
-
Política Prisão domiciliar de Bolsonaro repercute na imprensa internacional
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça André Mendonça dá prazo de 10 dias a Rafael Fonteles, ao TJPI e ALEPI para esclarecerem sobre precatórios do Piauí
-
Justiça PIAUÍ: Ciro Nogueira requer no STF inconstitucionalidade de novas leis de precatórios de Rafael Fonteles
-
Segurança Pública Fernandin OIG oferece recompensa para quem encontrar acusado de matar o primo Erlan Oliveira
-
Política Após o JTNEWS noticiar contrato bilionário da Sesapi com entidade do RJ, advogado Jacinto Teles é alvo de fake news
-
Política PARNAÍBA: Prefeitura fecha contrato milionário sem licitação com empresa acusada de superfaturamento em Milton Brandão