Justiça reconhece direito de servidor à incorporação de 11,98% nos vencimentos por erro na conversão da URV
A decisão também afastou a alegação de prescrição do fundo de direito, reconhecendo que se trata de uma relação de trato sucessivo.A Justiça do Piauí determinou que o Estado deve incorporar o percentual de 11,98% na remuneração de um servidor público, devido a falhas na conversão da moeda Cruzeiro Real para URV, ocorrida em 1994. A decisão foi proferida pela 2ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), que acolheu parcialmente o recurso do autor da ação.

O processo, com valor da causa estimado em R$ 52.870,46, reconhece que houve decréscimo indevido nos vencimentos do servidor, configurando erro na aplicação da Lei nº 8.880/94, que estabeleceu os critérios da conversão monetária no início do Plano Real.
A decisão também afastou a alegação de prescrição do fundo de direito, reconhecendo que se trata de uma relação de trato sucessivo. Por isso, o autor terá direito a receber os valores retroativos dos últimos cinco anos anteriores ao ajuizamento da ação, devidamente corrigidos.
Embora o pedido de danos morais tenha sido negado (por falta de comprovação de abalo à personalidade do autor), a Justiça determinou que o percentual de 11,98% seja incluído nos vencimentos do servidor a partir do trânsito em julgado da decisão.
O juiz relator destacou que tanto o Supremo Tribunal Federal quanto o Superior Tribunal de Justiça possuem jurisprudência consolidada sobre o tema, reconhecendo o direito de recomposição salarial para servidores afetados pela conversão monetária incorreta, especialmente nos casos em que os salários eram pagos antes do término do mês trabalhado.
Esta ação foi promovida pelo escritório JK Advocacia e Consultoria Especializada, por meio do advogados Jacinto Teles e Kayo Coutinho.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Saúde Auditores do TCE identificam graves falhas em contratos milionários do governo Rafael Fonteles
-
Política TCE-PI aplica multa a ex-prefeita de São Miguel da Baixa Grande por falhas no Portal da Transparência
-
Justiça TCE-PI suspende licitação da Prefeitura de Francisco Macedo por exigência ilegal em edital
-
Justiça Estado do Piauí é condenado a pagar FGTS a ex-merendeira contratada sem concurso público
-
Política Prisão domiciliar de Bolsonaro repercute na imprensa internacional
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça André Mendonça dá prazo de 10 dias a Rafael Fonteles, ao TJPI e ALEPI para esclarecerem sobre precatórios do Piauí
-
Justiça PIAUÍ: Ciro Nogueira requer no STF inconstitucionalidade de novas leis de precatórios de Rafael Fonteles
-
Segurança Pública Fernandin OIG oferece recompensa para quem encontrar acusado de matar o primo Erlan Oliveira
-
Política Após o JTNEWS noticiar contrato bilionário da Sesapi com entidade do RJ, advogado Jacinto Teles é alvo de fake news
-
Política PARNAÍBA: Prefeitura fecha contrato milionário sem licitação com empresa acusada de superfaturamento em Milton Brandão