Justiça obriga Estado do Piauí a devolver descontos previdenciários ilegais a servidor público inativo
A Justiça entendeu que a norma violou a Constituição ao invadir competência dos estados para definir regras sobre a contribuição dos seus próprios militares.O Estado foi condenado a devolver todos os valores descontados, de forma considerada ilegal, sobre os proventos de um militar inativo desde sua passagem para a reserva, em março de 2024.

A sentença aponta que os descontos foram feitos com base na Lei Federal nº 13.954/2019, considerada inconstitucional no que se refere à cobrança previdenciária de militares estaduais inativos. A Justiça entendeu que essa norma violou a Constituição ao invadir a competência dos estados, que são os responsáveis por legislar sobre as contribuições dos seus próprios militares.
O juiz Carlos Eugênio Macedo de Santiago, do Juizado Especial da Fazenda Pública de Floriano, destacou que cabe exclusivamente aos estados, por meio de lei específica, definir regras sobre a contribuição dos policiais e bombeiros militares na inatividade, conforme os artigos 42 e 142 da Constituição Federal.
Além de declarar a cobrança ilegal, o magistrado condenou o Estado a devolver integralmente todos os valores descontados do militar, devidamente corrigidos.
A decisão reforça o entendimento já consolidado em tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF), que define ser competência dos estados estabelecer a alíquota de contribuição dos militares inativos e pensionistas, não cabendo à legislação federal essa definição.
Esta ação foi promovida pelo escritório JK Advocacia e Consultoria Especializada, por meio dos advogados Kayo Coutinho e Jacinto Teles.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Velório de criança vítima de acidente em escola ocorre nesta terça (06), em Teresina
-
Piauí Governo do Piauí, por meio da Coordenadoria Estadual da Juventude, gasta R$ 350 mil em torneio de beach tênis em Barras
-
Geral AGOSTO DOURADO: Amamentar é Acolher, Nutrir e Transformar; por Grazi Mantovaneli
-
Geral Polícia Civil vai investigar morte de criança de 4 anos no Colégio CEV em Teresina
-
Segurança Pública Perícia confirma que mestre de obras causou acidente que matou três pessoas em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça André Mendonça dá prazo de 10 dias a Rafael Fonteles, ao TJPI e ALEPI para esclarecerem sobre precatórios do Piauí
-
Justiça PIAUÍ: Ciro Nogueira requer no STF inconstitucionalidade de novas leis de precatórios de Rafael Fonteles
-
Justiça Justiça obriga Prefeitura de Bom Jesus a reabrir rua fechada ilegalmente para construção de praça
-
Segurança Pública Fernandin OIG oferece recompensa para quem encontrar acusado de matar o primo Erlan Oliveira
-
Saúde Auditores do TCE identificam graves falhas em contratos milionários do governo Rafael Fonteles