Justiça do Piauí declara nulo contrato de cartão consignado de servidor público
A confusão foi evidenciada pelo fato de não ter havido qualquer utilização do cartão para compras, conforme as próprias faturas apresentadas pelo banco.A Justiça do Piauí declarou a nulidade de um contrato de cartão de crédito consignado firmado entre o Banco Master S/A e um consumidor que alegou não ter tido ciência clara sobre a natureza da operação. A decisão foi proferida pela 2ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Estado, que reconheceu práticas abusivas por parte da instituição financeira e determinou a devolução dos valores descontados, além do pagamento de indenização por danos morais.

De acordo com o processo, o consumidor buscava um empréstimo consignado tradicional, mas foi surpreendido ao perceber que havia contratado, na verdade, um cartão de crédito consignado. A confusão foi evidenciada pelo fato de não ter havido qualquer utilização do cartão para compras, conforme as próprias faturas apresentadas pelo banco.
O voto da magistrada responsável pelo caso destacou a ausência de informações claras sobre o funcionamento do contrato, incluindo a forma de pagamento, valor das prestações e encargos incidentes. “Ficou evidente a falha no dever de informação, o que caracteriza violação ao Código de Defesa do Consumidor”, afirmou.
A decisão determinou a nulidade do contrato; a devolução, de forma simples e corrigida, dos valores indevidamente descontados da aposentadoria do consumidor, com compensação do valor efetivamente recebido via TED; o pagamento de R$ 5.000,00 a título de danos morais, corrigidos e com juros legais desde o primeiro desconto indevido.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Velório de criança vítima de acidente em escola ocorre nesta terça (06), em Teresina
-
Piauí Governo do Piauí, por meio da Coordenadoria Estadual da Juventude, gasta R$ 350 mil em torneio de beach tênis em Barras
-
Geral AGOSTO DOURADO: Amamentar é Acolher, Nutrir e Transformar; por Grazi Mantovaneli
-
Geral Polícia Civil vai investigar morte de criança de 4 anos no Colégio CEV em Teresina
-
Segurança Pública Perícia confirma que mestre de obras causou acidente que matou três pessoas em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça André Mendonça dá prazo de 10 dias a Rafael Fonteles, ao TJPI e ALEPI para esclarecerem sobre precatórios do Piauí
-
Justiça PIAUÍ: Ciro Nogueira requer no STF inconstitucionalidade de novas leis de precatórios de Rafael Fonteles
-
Justiça Justiça obriga Prefeitura de Bom Jesus a reabrir rua fechada ilegalmente para construção de praça
-
Segurança Pública Fernandin OIG oferece recompensa para quem encontrar acusado de matar o primo Erlan Oliveira
-
Saúde Auditores do TCE identificam graves falhas em contratos milionários do governo Rafael Fonteles