Justiça condena Caixa Seguradora por venda casada de seguro em contrato de empréstimo consignado
Além de declarar a nulidade da contratação do seguro, o TJ-PI determinou a devolução em dobro dos valores cobrados indevidamente e o pagamento de indenização por danos morais.A 3ª Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) condenou a Caixa Seguradora S/A por prática abusiva ao impor a contratação de seguro prestamista em um contrato de empréstimo consignado. A decisão, proferida no último dia 2 de maio, teve como relator o desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas.

De acordo com os autos, a contratação do seguro foi imposta como condição para liberação do crédito, caracterizando venda casada – prática vedada pelo Código de Defesa do Consumidor. A Corte reconheceu que não houve liberdade de escolha da seguradora nem transparência nas condições do contrato.
O relator destacou que “não foi dada a opção da contratação de seguro em instituição diversa”, o que configura “inequivocamente a prática da venda casada”. A decisão também mencionou que a Caixa Seguradora não apresentou qualquer comprovação de que ofereceu alternativas ao consumidor no momento da adesão ao seguro.
Além de declarar a nulidade da contratação do seguro, o TJ-PI determinou a devolução em dobro dos valores cobrados indevidamente e o pagamento de indenização por danos morais, cujo valor será definido na fase de liquidação da sentença. Para o Tribunal, os descontos mensais causaram abalo moral, indo além de meros aborrecimentos cotidianos.
A decisão segue entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que já considerou abusiva a imposição de seguros vinculados a operações de crédito, sem a possibilidade de livre escolha por parte do consumidor.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Prefeitura de Campo Maior contrata show de Tarcísio do Acordeon por R$ 400 mil via inexigibilidade de licitação
-
Segurança Pública Polícia Militar apreende adolescente com mandado de internação na zona sudeste de Teresina
-
Geral Prefeitura de Simões (PI) firma contrato de R$ 2 milhões para aquisição de óleo diesel S10
-
Segurança Pública Números de emergência da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Piauí ficam fora do ar neste sábado (9)
-
Justiça Banco é condenado por cobrança abusiva de anuidade de cartão de crédito, em Jaicós (PI)
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça STF declara inconstitucionalidade de lei de Minas Gerais e barra contratos temporários na Polícia Penal
-
Saúde Auditores do TCE identificam graves falhas em contratos milionários do governo Rafael Fonteles
-
Justiça Justiça obriga Prefeitura de Bom Jesus a reabrir rua fechada ilegalmente para construção de praça
-
Segurança Pública Fernandin OIG oferece recompensa para quem encontrar acusado de matar o primo Erlan Oliveira
-
Segurança Pública Perícia confirma que mestre de obras causou acidente que matou três pessoas em Teresina