Justiça anula empréstimo consignado do Bradesco e condena banco a pagar indenização no Piauí
Segundo o relator, apesar de a consumidora ser alfabetizada e ter assinado o contrato, o banco não apresentou documento que atestasse o repasse do dinheiro.A 4ª Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) anulou um contrato de empréstimo consignado firmado com o Banco Bradesco S.A., após constatar que a instituição não comprovou a transferência dos valores contratados para a conta da consumidora. A decisão monocrática foi proferida pelo desembargador Olímpio José Passos Galvão.

Segundo o relator, apesar de a consumidora ser alfabetizada e ter assinado o contrato, o banco não apresentou documento que atestasse o repasse do dinheiro. Com base na Súmula 18 do TJ-PI, que exige a comprovação da entrega dos valores para validade do contrato de mútuo, a Justiça declarou a nulidade da avença.

Além disso, a decisão determinou que o Bradesco devolva em dobro os valores descontados da cliente, com correção monetária e juros, conforme os parâmetros do Código de Defesa do Consumidor e do Superior Tribunal de Justiça. Também foi fixada indenização por danos morais no valor de R$ 2.000,00, em razão da falha na prestação do serviço e dos transtornos causados.
A condenação de primeira instância, que havia considerado o contrato regular e aplicado multa por litigância de má-fé à autora da ação, foi integralmente reformada.
Esta ação foi promovida pelo escritório JK Advocacia e Consultoria Especializada, por meio do advogado Kayo Coutinho e Jacinto Teles.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Velório de criança vítima de acidente em escola ocorre nesta terça (06), em Teresina
-
Piauí Governo do Piauí, por meio da Coordenadoria Estadual da Juventude, gasta R$ 350 mil em torneio de beach tênis em Barras
-
Geral AGOSTO DOURADO: Amamentar é Acolher, Nutrir e Transformar; por Grazi Mantovaneli
-
Geral Polícia Civil vai investigar morte de criança de 4 anos no Colégio CEV em Teresina
-
Segurança Pública Perícia confirma que mestre de obras causou acidente que matou três pessoas em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça André Mendonça dá prazo de 10 dias a Rafael Fonteles, ao TJPI e ALEPI para esclarecerem sobre precatórios do Piauí
-
Justiça PIAUÍ: Ciro Nogueira requer no STF inconstitucionalidade de novas leis de precatórios de Rafael Fonteles
-
Justiça Justiça obriga Prefeitura de Bom Jesus a reabrir rua fechada ilegalmente para construção de praça
-
Segurança Pública Fernandin OIG oferece recompensa para quem encontrar acusado de matar o primo Erlan Oliveira
-
Saúde Auditores do TCE identificam graves falhas em contratos milionários do governo Rafael Fonteles