Juiz decreta preventiva de candidato a vereador acusado de agredir ex-esposa no Piauí
Jairo Jadson da Costa Gonçalves é acusado de lesão corporal, ameaça, dano e constrangimento ilegal.O juiz de Direito Expedito Costa Júnior decretou a prisão preventiva de Jairo Jadson da Costa Gonçalves, candidato a vereador pelo Podemos na cidade de Geminiano, durante audiência de custódia realizada nesta sexta-feira (27). Ele é acusado de lesão corporal, ameaça, constrangimento ilegal, com aumento da violência, dano e descumprimento de medida protetiva de urgência contra a ex-esposa, Maria Hildênia Veloso. Jairo Jadson foi preso em flagrante nessa quinta (26) pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis (DEAMGV) de Picos.
Conforme o magistrado, baseado nos relatos das testemunhas e laudo do exame de corpo e delito na vítima, foi comprovada a autoria e materialidade dos delitos imputados ao acusado. Além disso, também foi determinado que a autoridade policial realize as diligências cabíveis para apurar uma possível coação exercida por familiares de Jairo Jadson sobre Hildênia Veloso.
Entenda o caso
Nos autos do processo foi elencado que, no dia 25 de setembro, vítima e acusado foram à delegacia para desmentir relatos de violência doméstica atribuídos a Jairo. Entretanto, durante o depoimento, a mulher confessou ao policial que estava sendo coagida pelo ex-marido a desmentir os fatos, além de ter sido ameaçada por um policial militar, seu ex-cunhado.
Ela também relatou que Jairo Jadson danificou seu celular e óculos, causando-lhe lesões, e em seguida mostrou um comprovante de saque no valor de R$ 10 mil, destinado ao pagamento de um pistoleiro para matar seu pai. Diante desses elementos, o candidato teve a voz de prisão ordenada dentro da delegacia, mas se evadiu do local.
A pedido da vítima, os policiais a escoltaram para sua residência e lá se depararam com o ex-marido da mulher, em flagrante descumprimento a medida de distanciamento da ex-mulher. Para o juiz, os elementos demonstraram a autoria dos delitos por parte do candidato a vereador, ensejando assim a determinação de sua prisão preventiva.
“A conduta do autuado, evidenciada pelo desrespeito às medidas protetivas decretadas pelo Juízo, bem como pelas diversas ações delitivas realizadas no contexto (como descumprimento de medida protetiva, dano, lesão no âmbito da violência doméstica contra a mulher, ameaça e constrangimento ilegal), e a reiteração criminosa contra a mesma vítima, demonstram a presença do periculum libertatis do autor”, afirmou o magistrado.
Em um vídeo registrado pela vítima, é possível ver Jairo Jadson ameaçando a ex-mulher de morte por meio de uma ligação telefônica. "Eu vou enfiar cinco bala [sic] na tua cabeça. Eu vou fazer melhor que isso. Eu vou dar dois tiros, um em cada joelho teu pra tu ficar aleijada pro resto da tua vida”, ameaçou o candidato.
Na decisão, o juiz também ressaltou que, em razão da candidatura a vereador, o acusado não poderia ter a prisão preventiva decretada, entretanto, por se tratar de prisão em flagrante e descumprimento de medida protetiva, esta situação não é aplicada, “especialmente quando a integridade física ou psicológica da vítima está em risco”.
A pedido da defesa de Jairo Jadson e em consonância com o parecer do Ministério Público do Piauí, o magistrado encaminhou ofício ao comandante da Polícia Militar de Picos, para que informe a viabilidade do encaminhamento do candidato para encarceramento no quartel militar, considerando a necessidade de segurança por conta da candidatura.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
- Educação Aluna da zona rural de Jaicós conquista 980 pontos na redação do Enem
- Segurança Pública Acusado de roubar posto de combustíveis é preso na zona leste de Teresina
- Geral Homem é assassinado a facadas dentro de casa na zona sul de Teresina
- Geral Ônibus tomba na BR 135 e deixa 16 pessoas feridas no Sul do Piauí
- Política Prefeito Sílvio Mendes vai convocar 351 aprovados no concurso público da FMS
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Geral Aos heróis, a desonra!
- Geral Mulher é presa após atear fogo no companheiro em Elesbão Veloso
- Justiça Reviravolta! Juíza solta vizinha de crianças que morreram envenenadas em Parnaíba
- Segurança Pública Laudo atesta que criança de 7 anos foi estuprada antes de ser morta em Teresina
- Geral Ministro Wellington Dias critica empresa aérea por cancelar voos no Piauí e promete ação rápida