Inscrições para o Sisu começam nesta segunda-feira (22)

Oportunidades de Ensino Superior: Inscrições Abertas no Sisu para Estudantes Buscando Vagas em Instituições Públicas

A partir desta segunda-feira (22), estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), responsável por selecionar estudantes para vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior. A inscrição, que é gratuita, deve ser realizada exclusivamente pela internet, com prazo estendendo-se até a próxima sexta-feira (25).

Foto: Rafa Neddermeyer | Agência BrasilNa imagem, site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Na imagem, site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Podem participar todos os estudantes que fizeram parte da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtiveram nota acima de zero na prova de redação e não se declararam como treineiros durante a inscrição.

O sistema eletrônico, sob gestão do Ministério da Educação, utiliza a média da nota do Enem, respeitando o limite de vagas por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e seus perfis socioeconômicos.

A distribuição das vagas segue as determinações da Lei de Cotas e incorpora políticas e ações afirmativas adotadas pelas universidades, como reservas de vagas e aplicação de bônus na nota para candidatos que atendam aos perfis indicados pelas instituições.

Os resultados da primeira chamada do Sisu serão divulgados em 30 de janeiro de 2024, com as matrículas ocorrendo de 1º a 7 de fevereiro. Durante o período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, os estudantes não selecionados podem manifestar interesse em participar da lista de espera.

Fonte: JTNEWS com informações da Agencia Gov

Comentários