Inaugurada 1ª etapa do Centro Histórico Cultural do Tribunal de Justiça do Piauí; por Brandão de Carvalho
O evento ocorrido na noite dessa quinta-feira trouxe a bertura da exposição sobre Fontes Ibiapina e outorga da Medalha do Mérito Judiciário a artistas piauienses como ao cantor Francis Lopes,Em uma noite de grande glamour cultural, foi inaugurado o Centro Histórico Cultural do TJ-PI, numa primeira fase, piso daquele espetacular prédio de estilo brutalista do arquiteto Borsoy, um dos mais renomados do país.

Presentes incontáveis personalidades representantes da cultura piauiense, políticos, juristas, intelectuais. Foi homenageado o magistrado João Nonon Fontes Ibiapina, um dos ícones da literatura nordestina e brasileira, um piauiense que marcou época em nossas letras.

Houve apresentação de música popular nordestina, reisados e outras manifestações lítero-culturais, além de entrega de medalhas às personalidades no Auditório Desembargador Luiz Gonzaga Brandao de Carvalho [registro em homenagem deste ora articulista], entre as quais destacamos: Dora Parente, Cineas Santos e Francis Lopes, no grau de Oficial de nossa Corte estadual de Justiça, o TJPI, além de entregas de prêmios a vários jornalistas que contribuíram para alavancar nossas ações, de acordo com as normas do Conselho Nacional de Justiça.

Nas palavras deste, Presidente do Núcleo de Memória do Tribunal de Justiça “o Presidente Hilo Almeida abre as cortinas do nosso Palácio da Justiça, mostrando ao Piauí e ao Brasil que sonhar numa perspectiva de realizar, é a concretização de uma realidade, que embora parecesse difícil, não é, não e não será impossível; assim mostra a face de um homem determinado que traduz muito bem aquela frase sempre repetida: querer é puder!
Para mim, em particular, como Presidente do Núcleo de Memória, agora com envergadura de um grande projeto que se desenvolverá nas gestões vindouras, terá como resultado colocar o Piauí ao lado dos grandes Estados que se preocupam com a nossa história, não somente do judiciário, mas da cultura em seu sentido “lato sensu”, resgatando valores materiais, vultos eminentes, obras espetaculares que se encontram nas gavetas enferrujadas guardando muitos tesouros que a nossa sociedade desconhece e que até até agora sepultas, ressuscitarão aos olhos de quem trás à tona uma longa e rica história escondida nos escaninhos do esquecimento em face da nudez de muitos que foram omissos por todas esses seculares períodos".
Ao Presidente Hilo Almeida, a sua equipe, aos senhores desembargadores, juízes , jurisdicionados, enfim ao povo piauiense, nossos parabéns! Que visitem o nosso Centro Cultural e possam respirar a história de nossos antepassados que gloriosamente nos deixaram um riquíssimo legado.
Confra AQUI a galeria de fotos do Evento no Site do TJPI.
Des. Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, presidente do Núcleo de Memória do Tribunal de Justiça do Piauí.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça MPPI denuncia sobrepreço em contrato de R$ 331 mil firmado pela Prefeitura de São José do Peixe (PI)
-
Geral TCE-PI determina suspensão de pagamentos de contrato de advocacia em Santo Antônio de Lisboa
-
Geral Bolsonaro faz ressonância após passar mal à noite em hospital do DF
-
Geral Homem baleado no Parque Brasil morre após três dias internado no HUT
-
Cultura Feira Regional do Empreendedor LGBT+ movimenta Teresina com palestras, arte e show de Linn da Quebrada
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Geral Balanço
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Polícia Civil prende advogado acusado de invadir apartamento e agredir ex-esposa em Teresina