Hospital Natan Portella amplia capacidade de atendimentos de alta complexidade com novos leitos de UTI
São 20 leitos de UTI modernos para o atendimento da população. Antes da pandemia de Covid-19, o Natan Portella contava apenas com sete leitos de terapia intensiva em sua estrutura.O Governo do Piauí segue com investimentos nas unidades hospitalares da rede estadual de saúde. No Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP), por exemplo, um novo centro de terapia intensiva (CTI) ampliou a capacidade de atendimentos na unidade de saúde, que é referência regional para diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas.
São 20 leitos de UTI modernos para o atendimento da população. Antes da pandemia de Covid-19, o Natan Portella contava apenas com sete leitos de terapia intensiva em sua estrutura. Durante a pandemia, foram abertos leitos improvisados em enfermarias da unidade, que passaram por uma reestruturação, como explica Anderson Dantas, diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (Dudoh) da Sesapi.
“O novo CTI do Natan Portella é uma estrutura completamente moderna, baseada em todos os padrões técnicos recomendados para UTIs mais capacitadas. Nós ampliamos a capacidade de terapia intensiva da unidade, chegando aos 20 leitos que hoje estão em pleno funcionamento. Esse novo centro permite então que no local dos leitos improvisados voltem a funcionar como enfermarias”, explica Anderson Dantas.
O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, fala da reestruturação e da ampliação das enfermarias. "Ao fim das reformas, os locais voltaram para a função de enfermaria, ampliando a capacidade desse tipo de leito. "Hoje, com 33 leitos de enfermaria disponíveis, o hospital deve encerrar o ano com 60 leitos de enfermaria para o atendimento dos piauienses", disse o gestor.
Todos os 20 leitos de UTI do Hospital Natan Portella são organizados na configuração de quartos privativos, dando mais qualidade para o atendimento dos pacientes que precisarem ser regulados. O centro conta ainda com farmácia interna e uma sala para cirurgias pequenas.
“Essa é uma das unidades de terapia intensiva com a estrutura mais moderna do nosso estado. Além de equipamentos modernos para o monitoramento constante dos pacientes, temos também o sistema de pressão negativa, que reduz os riscos de infecção, tanto para os pacientes como para os profissionais que atuam no atendimento”, explica o médico infectologista José Noronha, diretor técnico do Hospital Natan Portella.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
- Geral Diretor de escola é afastado após publicar comentário racista no Dia da Consciência Negra
- Política Pactos pelo Piauí reunirá mais de 200 prefeitos eleitos e reeleitos nesta quinta (21)
- Cultura Consciência Negra: legado de Júlio Romão e o 'débito' que o Piauí tem com sua memória
- Geral Dr. Carlos Júnior promete uma OAB para todos: "Conheço as dores da advocacia nos fóruns"
- Geral Debate com candidatos a presidente da OAB-PI acontece nesta quinta (21)
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Geral Confira o que abre e fecha no feriado da Consciência Negra nesta quarta-feira (20) em Teresina
- Geral Coronel tramou morte de Moraes com dados roubados após batida de carro
- Segurança Pública Menor suspeito de executar adolescente afirma ter prazer em matar, diz delegado
- Segurança Pública Justiça determina prisão domiciliar de médica presa em operação contra lavagem de dinheiro
- Geral Candidato à presidência da OAB/PI critica falta de representatividade e defende valorização da advocacia