Hospitais e laboratórios de Teresina deverão informar resultados de testes da COVID-19 para a FMS

Em caso de descumprimento, os estabelecimentos ficarão sujeitos à multa, interdição total das atividades e cassação de alvará de localização e funcionamento

A partir de agora, os estabelecimentos que estejam realizando a testagem de diagnóstico para a COVID-19 deverão informar sobre os testes realizados e os seus resultados para a Fundação Municipal de Saúde (FMS). 

Foto: Guia da FarmáciaTestes para a COVID-19
Testes para a COVID-19

A medida consta no Decreto Nº 19.790 assinado pelo prefeito Firmino Filho e inclui farmácias, clínicas e consultórios médicos, hospitais, laboratórios e outros estabelecimentos similares, que estão em funcionamento conforme decretos municipais.

A medida leva em consideração a necessidade de acompanhamento dos índices de testagem na capital. “A Prefeitura de Teresina precisa ter conhecimento, controle e acompanhar os dados referentes a testagem das pessoas, tendo em vista a grande subnotificação de casos de COVID-19 na cidade", afirma o prefeito Firmino Filho. 

"Estes resultados são fundamentais para a tomada de decisões da gestão. Não temos medido esforços para conter a disseminação do vírus em Teresina e também para aumentar a capacidade de atendimento da nossa rede de saúde. Monitorar esses dados são fundamentais para esse controle”, concluiu.

Os estabelecimentos devem também se cadastrar no site da Prefeitura de Teresina (http://conv.fms.pmt.pi.gov.br) e preencher formulário próprio, indicando a quantidade de testes diagnósticos realizados e, à medida que forem saindo os resultados, complementar as informações apresentadas. Os dados deverão ser fornecidos diariamente.

A Prefeitura de Teresina, por meio da FMS, garantirá o sigilo das informações fornecidas. Em caso de descumprimento, os estabelecimentos ficarão sujeitos à multa, interdição total das atividades e cassação de alvará de localização e funcionamento.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Comentários