HGV realiza cirurgia torácica utilizando técnica menos invasiva

O maior hospital público do estado, o HGV é o único estabelecimento público a realizar este tipo de cirurgia pelo Sistema único de Saúde (SUS).

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou uma cirurgia para o tratamento da miastenia grave usando uma técnica menos invasiva, totalmente por vídeo. Conhecida como timectomia, o procedimento visa à remoção do timo, uma glândula localizada na parte frontal do tórax, logo atrás do osso do peito e na frente do coração, em uma área conhecida como mediastino anterior. Segundo o cirurgião torácico, Cromwell Melo, a miastenia grave é uma doença autoimune que causa episódios de fraqueza muscular.

Foto: Ascom SesapiMédicos realizando cirurgia em paciente do Hospital Getúlio Vargas.
Médicos realizando cirurgia em paciente do Hospital Getúlio Vargas.

O maior hospital público do estado, o HGV é o único estabelecimento público a realizar este tipo de cirurgia pelo Sistema único de Saúde (SUS).

Cromwell Melo explica que o procedimento por vídeo proporciona uma recuperação mais rápida do paciente. “Se fossemos realizar essa cirurgia de forma tradicional, teríamos que fazer uma incisão do osso torácico esterno. A timectomia por vídeo facilitou o procedimento e conseguiu proporcionar menos desconforto pós-operatório e uma recuperação mais rápida”, destaca o cirurgião torácico.

A diretora-geral do hospital, Nirvania Carvalho, afirma que nos últimos anos, o HGV tem se especializado em procedimentos mais complexos e menos invasivos. “Com investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), o HGV tem conseguido realizar procedimentos com técnicas minimamente invasivas, com mais segurança para o paciente e profissional de saúde”, comenta a gestora.

Para Dirceu Campêlo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, a ação reforça o compromisso do HGV na prestação de serviços modernos e de qualidade para a população piauiense que busca atendimento na rede pública.

“A timectomia por vídeo representa um avanço significativo, por oferecer uma recuperação mais tranquila ao paciente. Termos o HGV liderando esse procedimento no estado é motivo de orgulho e mostra a qualidade dos serviços ofertados pelo hospital”, conclui o gestor.

Fonte: JTNEWS com informações do Ascom Sesapi

Comentários