Gov.pi Cidadão facilita emissão da Carteira do Autista no Piauí

Plataforma digital tem papel fundamental na acessibilidade, garantindo direitos à população de forma rápida e segura.

A busca pelo conhecimento sobre o espectro autista e pelo fim do preconceito marcaram o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado nessa terça-feira (2). Neste sentido, a tecnologia serve como aliada, promovendo maior acesso aos direitos da população autista. No Piauí, a inclusão e a acessibilidade são realizadas por meio da emissão e renovação da Carteira de Identificação do Autista através da plataforma Gov.pi Cidadão. 

Foto: Divulgação / Governo EstadualGov.pi Cidadão facilita emissão da Carteira do Autista no Piauí
Gov.pi Cidadão facilita emissão da Carteira do Autista no Piauí

A iniciativa faz parte do processo de transformação digital em curso no estado, que visa simplificar e agilizar o acesso aos serviços públicos. Já são quase mil carteiras emitidas no estado pela plataforma digital. Este e outros serviços on-line, como emissão do Passe Livre Cultura e Passe Livre Intermunicipal, são realizados através da parceria entre a Secretaria de Estado de Inclusão à Pessoa com Deficiência (Seid) e Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi). 

Sane Araújo, mãe do Khalil, uma criança autista de 5 anos, foi uma das beneficiadas deste processo. Ela conta que realizou a solicitação da carteira do autista através do site oficial do Gov.pi Cidadão e conseguiu emitir o documento do filho sem sair de casa.

“O Khalil recebeu o diagnóstico há alguns anos, e eu sempre tive a necessidade de obter a carteirinha para ele. Como a gente tem muita demanda diária: trabalho, escola, terapias semanais, nunca sobrava tempo para ir presencialmente solicitar o documento. Quando surgiu o site e o app, foi muito fácil. Reuni os documentos, enviei e em poucos dias recebi a carteirinha online”, relatou a mãe.

A plataforma Gov.pi Cidadão conta com mais de 100 serviços públicos ofertados de forma digital. O aplicativo está disponível para download nos sistemas iOS, por meio da AppStore, e para Android, na PlayStore. O acesso também pode ser feito pelo site oficial: https://pidigital.pi.gov.br/app/catalog.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários