Governo do Piauí divulga cuidados que a população deve ter durante as chuvas intensas

Seguir estas orientações pode reduzir significativamente os riscos e minimizar os impactos causados por eventos climáticos extremos

Com a chegada da temporada de chuvas intensas, o Governo do Piauí destaca a importância de adotar medidas preventivas para garantir a segurança da população. Seguir estas orientações pode reduzir significativamente os riscos e minimizar os impactos causados por eventos climáticos extremos.

Foto: UOLboletim prevê chuvas entre 20 e 30mm/h ou até 50mm/dia, ventos de 40 a 60km/h, baixo risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas
Chuvas intensas

Confira as principais recomendações:

1. Evite áreas sujeitas a alagamentos e inundações:
Em regiões de declive, próximas a córregos e rios, evite permanecer ou estacionar veículos. Busque locais elevados e seguros para proteger-se contra inundações repentinas.

2. Cuidado com rajadas de vento:
Em casos de ventos intensos, evite se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Busque abrigo em locais seguros e estruturas resistentes.

3. Uso seguro de aparelhos eletrônicos:
Durante chuvas intensas, evite utilizar aparelhos celulares conectados à tomada. Isso reduz o risco de choques elétricos e danos aos dispositivos.

4. Distância segura de estruturas altas:
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Essas estruturas podem representar perigos durante tempestades, e manter uma distância segura é fundamental.

5. Cautela ao lidar com água de enchentes:
Evite o contato direto com água de enchentes, pois ela pode estar contaminada e transmitir doenças. Mantenha-se seguro e, se necessário, busque abrigo em locais elevados.

Em caso de emergência, é crucial manter-se informado e saber como solicitar ajuda. As linhas de contato direto com os serviços de emergência são:

Defesa Civil: 199 ou (86) 3218-1167
Corpo de Bombeiros:193
Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência): 192

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários