FMS faz vacinação contra raiva na Zona Leste de Teresina após caso de sagui infectado
Estão sendo vacinados os animais domésticos que vivem dentro do raio de aproximadamente 1 quilômetro de distância do local onde o macaco foi encontradoOs veterinários e agentes da Fundação Municipal de Saúde de Teresina estão visitando algumas casas dos bairros Planalto Ininga e Horto, na Zona Leste da capital, para vacinar cães e gatos contra a raiva. A vacinação especial está sendo realizada porque um macaco sagui (soinho) infectado com a doença foi encontrado no dia 21 de abril.Estão sendo vacinados os animais domésticos que vivem dentro do raio de aproximadamente 1 quilômetro de distância do local onde o macaco foi encontrado (mapa abaixo).

A intenção é percorrer a região onde o macaco pode ter circulado antes de ser encontrado, e criar um bloqueio para que o vírus não se espalhe para outros animais.
Os veterinários alertam ainda para que os moradores não façam contato com os macacos ou outros animais de rua, já que podem ter contraído o vírus.
A raiva é uma doença transmitida de animais para o homem, causada por um vírus. Os seres humanos são infectados pela raiva ao entrarem em contato com a saliva de animais infectados. Essa transmissão ocorre, principalmente, por causa das mordidas dos animais, mas podem acontecer em caso de arranhões ou até lambidas.
Não são só os cachorros que transmitem a raiva. Qualquer mamífero pode transmitir a doença: gato, vaca, cavalo, coelho, morcego.
Caso tenha sido atacado por algum animal, o paciente precisa limpar o ferimento com água corrente e sabão e precisa procurar atendimento médico o mais rápido possível.
Em Teresina, a vacina antirrábica para humanos é distribuída no Hospital da Primavera. O gerente de vigilância em saúde da FMS, Walfrido Salmito, alerta que a raiva é fatal para animais e para seres humanos.
"Ao entrar em contato com animal suspeito de raiva, pode ser cachorro gato ou macaco, que procure imediatamente o Hospital da Primavera para receber a vacinação antirrábica profilática, porque depois que adquirir a doença não há o que fazer, porque é uma doença fatal", disse o médico.
Fonte: JTNEWS com informações do Portal G1 Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Avanço no TJ-PI: perícias gratuitas fortalecem o acesso à justiça e protegem famílias vulneráveis
-
Segurança Pública Acusado de matar piauiense e esconder corpo em mala é preso em Santos (SP)
-
Política Governo Trump cita “poder militar” ao comentar julgamento de Bolsonaro
-
Política Fux cita incompetência do STF para julgar ação contra Bolsonaro
-
Política Prefeitura de Cajueiro da Praia sofre sanções do Tribunal de Contas por falhas na gestão da frota municipal
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública DHPP prende acusado de perseguir e matar jovem em metalúrgica no bairro Gurupi
-
Justiça Diretor do Hospital São Marcos pode fazer acordo para evitar condenação em processo por desvio de milhões de reais
-
Política TCE-PI suspende pagamentos de contratos com duas empresas em Pau D’Arco do Piauí por irregularidades
-
Geral Homem morre após grave acidente de moto na cidade de Beneditinos (PI)
-
Justiça Ex-vereadora de Uruçuí faz acordo e evita processo após acidente grave com vítima lesionada