Fiscalização resgata 16 trabalhadores em situação análoga à escravidão em fazenda no Sul do Piauí
Segundo o auditor fiscal, Robson Waldeck Silva, os trabalhadores estavam há 5 meses vivendo em barracas feitas de lona, sem acesso a banheiros e fazendo refeições ao relentoUm grupo de 16 trabalhadores, entre eles um adolescente de 17 anos, foram resgatados por uma fiscalização do Ministério do Trabalho, com apoio do Ministério Público do Trabalho, de uma fazenda de soja onde estavam sendo mantidos em condições análoga à escravidão na zona rural de Currais, no Sul do Piauí.

Segundo o auditor fiscal, Robson Waldeck Silva, os trabalhadores estavam há 5 meses vivendo em barracas feitas de lona, sem acesso a banheiros e fazendo refeições ao relento, em fogareiros improvisados no chão.
"A água que eles bebiam era armazenada em um tanque-pipa, exposto ao sol. Eles reclamaram que, além de quente, a água tinha gosto de ferrugem", comentou o auditor fiscal Robson Waldeck.
Eles trabalhavam sem carteira assinada e sem nenhum equipamento de proteção individual na extração de raízes em terrenos que estavam sendo preparados para o plantio de soja. Os únicos equipamentos que tinham eram de propriedade deles.
O resgate aconteceu no dia 9 de novembro, e nesta quinta-feira (17), os trabalhadores receberam as verbas rescisórias que eram devidas e guias de seguro desemprego.
Os trabalhadores eram moradores de cidades no entorno de Currais. Depois do resgate, eles foram encaminhados a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região.
Um auto de infração específico sobre a situação do adolescente que foi encontrado entre os trabalhadores foi realizado. Ele também recebeu as verbas rescisórias, como os demais trabalhadores.
A fazenda onde acontecia a situação foi multada. As demais providências jurídicas sobre a situação serão tomadas pelo Ministério Público do Trabalho, que acompanhou a fiscalização, através do procurador Vinícios Lantyer Oliveira, da procuradoria do trabalho em Bom Jesus.
Fonte: JTNEWS com informações do G1
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes Escalação: Corinthians terá desfalques para enfrentar o Fluminense; veja relacionados
-
Esportes Flamengo investe R$ 5 milhões em máquinas que Real Madrid utiliza para melhorar performance de atletas
-
Justiça Bolsonaro pode ser preso até dezembro se recursos forem rejeitados
-
Esportes Campeonato Brasileiro retorna neste sábado (13/9). Veja lista de jogos
-
Esportes Filipe Luís recusa proposta do Fenerbahçe por continuidade do projeto no Flamengo
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Política TCE-PI suspende pagamentos de contratos com duas empresas em Pau D’Arco do Piauí por irregularidades
-
Geral Homem morre após grave acidente de moto na cidade de Beneditinos (PI)
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Justiça Ex-vereadora de Uruçuí faz acordo e evita processo após acidente grave com vítima lesionada