Febre Aftosa: Adapi vai discutir status sanitário da doença no Piauí

O fórum terá como tema os desafios e perspectivas para avanços no status sanitário do Estado do Piauí

Durante os dias 29, 30 de junho e 1º de julho, será realizada em Bom Jesus, a 2ª edição do evento agropecuário Bom Jesus Agroshow. Na programação do evento estão previstas palestras, workshops e debates voltados ao setor agrícola. Na oportunidade, também será realizado o IV Fórum Piauiense de Vigilância para Febre Aftosa, rumo à zona livre sem vacinação. O evento será realizado no dia 1º de julho, das 10h às 12h, no auditório do Sebrae em Bom Jesus.

Foto: ReproduçãoBovino sendo vacinado contra a febre aftosa
Bovino sendo vacinado contra a febre aftosa

O fórum terá como tema os desafios e perspectivas para avanços no status sanitário e é direcionado para criadores, estudantes, empresários, bem como autoridades públicas e privadas. O evento é realizado anualmente para falar sobre a doença e o projeto do Piauí ser livre da Aftosa sem vacinação.

“Nós realizamos anualmente o fórum, com o plano estratégico da febre aftosa 2017-2026, sendo que este já é o quarto fórum. Pretendemos realizar o quinto no segundo semestre ainda devido à importância do assunto”, explicou Simone Pereira, fiscal estadual agropecuária da Adapi e coordenadora do Programa Estadual de Vigilância para Febre Aftosa.

No evento será discutido o plano estratégico, o que precisa para suspender a vacinação e estratégias para essa mudança de estado sanitário. E quando chegar no patamar de Estado livre da Aftosa, sem vacinação, trocar a vacinação pela vigilância. “A vacina deixará de ser feita, mas a gente vai ter que substituir a ação para a vigilância. E o criador tem que estar ciente de qualquer indício, qualquer sinal clínico dessa doença que tem que notificar para que o serviço consiga atender imediatamente qualquer suspeita”, completou Simone.

Além da palestra da médica veterinária Simone Pereira, Airton Leôncio, auditor fiscal federal agropecuário, também irá falar sobre o Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa. E Marcos Paraguassu, coordenador de Formação Profissional Rural, também participa com a palestra “A importância do setor produtivo para o Plano Estratégico da Febre Aftosa”.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo Piauí

Comentários