F1: McLaren mantém plano e confia em Norris e Piastri após desclassificação

Equipe diz que não irá interferir na disputa interna entre os pilotos nas últimas etapas

A McLaren, atual campeã da Fórmula 1, mantém plena confiança de que seus pilotos Lando Norris e Oscar Piastri chegarão totalmente preparados para as duas últimas etapas da temporada, no Catar e em Abu Dhabi, apesar da desclassificação no Grande Prêmio de Las Vegas.

Foto: Reprodução / McLarenOscar Piastri e Lando Norris no Grande Prêmio da Bélgica
Oscar Piastri e Lando Norris no Grande Prêmio da Bélgica

Em uma sessão de perguntas e respostas divulgada pelo time nesta quinta-feira (27), o chefe de equipe Andrea Stella afirmou que nada mudará na forma como a McLaren conduz seus fins de semana de corrida.

Segundo ele, o problema registrado em Las Vegas, desgaste excessivo nas placas traseiras do assoalho, foi algo específico daquele circuito de rua.

“Temos uma metodologia de acerto bem estabelecida e consolidada, e estamos confiantes de que isso nos levará ao melhor plano para as próximas corridas, começando pelo Circuito Internacional de Lusail neste fim de semana”, disse Stella.

Ele ressaltou que a equipe sempre aprende com cada situação, e que o episódio em Las Vegas forneceu informações úteis sobre a janela de operação do carro e sobre o comportamento de porpoising.

O porpoising é um fenômeno aerodinâmico associado ao efeito solo, caracterizado por oscilações repetidas da suspensão em alta velocidade (perda e recuperação rápida de downforce) que fazem o carro “quicar” na pista. Em Las Vegas, segundo Stella, a McLaren enfrentou “fortes oscilações verticais”.

“Nenhum risco excessivo”

Stella explicou que o porpoising se agravou devido às condições em que o carro operou durante a corrida, algo não previsto a partir dos treinos ou das simulações da equipe.

Ele negou que a McLaren tenha assumido riscos exagerados com a altura do carro e afirmou que a equipe adicionou uma margem de segurança tanto na classificação quanto na corrida. Porém, as oscilações inesperadas acabaram anulando essa proteção, fazendo o assoalho tocar o solo.

O dirigente destacou ainda que reduzir a velocidade, o que teoricamente aumentaria a altura em relação ao solo, teve efeito apenas parcial e chegou a ser contraproducente em certos trechos do circuito.

“O que ocorreu em Vegas foi causado por uma anomalia no comportamento do carro, e não pelo resultado de uma busca excessiva ou irracional por desempenho”, afirmou o italiano.

“Como equipe, aprendemos continuamente com a experiência, ajustamos nossa abordagem o tempo todo e certamente utilizaremos qualquer informação obtida com o que vivemos em Las Vegas”.

Disputa interna

Norris chega às etapas finais com 24 pontos de vantagem sobre Piastri e Max Verstappen, da Red Bull, tetracampeão mundial. Restam ainda duas corridas e uma sprint, somando 58 pontos em disputa.

Stella também indicou que a McLaren, já bicampeã consecutiva do Mundial de Construtores, não pretende alterar o gerenciamento entre seus pilotos.

“Não há motivo para isso. Sempre dissemos que, enquanto a matemática permitir, deixaremos os dois pilotos lutarem livremente pela chance de conquistar o título, e assim será no Catar”, afirmou.

“Agora vamos lutar pelo duplo campeonato mundial com confiança e consciência da nossa força”.

Fonte: JTNEWS com informações da CNN Brasil

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