Ex-ministro francês é investigado por estupro e agressão sexual contra mulheres
Ao menos seis mulheres, entre elas uma menor de idade no momento dos fatos, acusam o ex-apresentador de televisão e ex-ministro de Transição Ecológica de estupros e agressões sexuaisNesta sexta-feira (26/11), a Justiça francesa anunciou a abertura de uma investigação preliminar por estupro e agressão sexual contra o ex-ministro e figura do mundo ambiental francês Nicolas Hulot após as acusações de várias mulheres em uma reportagem na televisão.
As investigações buscam "determinar se os fatos denunciados podem ser considerados um crime penal e se, devido à antiguidade dos mesmos, prescreveram a ação pública", explicou a procuradora de Paris, Laure Beccuau, em nota.
Ao menos seis mulheres, entre elas uma menor de idade no momento dos fatos, acusam o ex-apresentador de televisão e ex-ministro de Transição Ecológica de estupros e agressões sexuais entre 1989 e 2001. Ele nega as acusações.
Na reportagem de 62 minutos divulgada na quinta-feira à noite em uma emissora de televisão pública conhecida, a France 2, três mulheres explicam as agressões das quais dizem terem sido vítimas.
A emissora coletou o depoimento da militante climática Claire Nouvian e relembra a denúncia por estupro apresentada em 2018 pela neta do ex-presidente François Mitterrand, Pascale Miterrand, e que foi arquivada devido à prescrição do crime.
Na véspera da transmissão, Hulot negou energicamente essas acusações na rede BFMTV e anunciou que estava se retirando "definitivamente" da vida pública, para proteger seus familiares e a Fundação que leva seu nome de um "linchamento".
O Ministério Público de Paris abre sistematicamente investigações sobre as acusações de agressão sexual contra menores, inclusive se os fatos estiverem prescritos, para verificá-los e buscar eventuais crimes que ainda podem ser julgados.
Nicolas Hulot foi ministro de Transição Ecológica no primeiro mandato do presidente liberal Emmanuel Macron, cargo que abandonou 15 meses depois, em agosto de 2018, após criticar a falta de ambição do governo.
Fonte: UOL Notícias
Comentários
Últimas Notícias
-
Saúde
Especialista ressalta que doação de sangue continua sendo essencial para salvar vidas
-
Saúde
Entenda como vai funcionar a primeira vacina 100% brasileira contra a dengue
-
Esportes
Brasil goleia Itália e está nas quartas da Copa do Mundo de futsal
-
Esportes
F1: McLaren mantém plano e confia em Norris e Piastri após desclassificação
-
Piauí
Prefeito de Santa Luz é multado após “emergência falsa” em contrato de R$ 242 mil, aponta TCE-PI
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral
Delegada é flagrada rasgando cartaz do Sindicato e caso deve chegar ao Ministério Público
-
Cultura
Advogado da União Ricardo Resende, lança obra sobre Justiça em Paul Ricoeur: O sentido ético do ato de julgar
-
Geral
De estagiária a CEO aos 22 anos: jovem lança livro para despertar o potencial de uma nova geração
-
Segurança Pública
Perito da Polícia Civil do Piauí saca arma durante confusão com advogado dentro de delegacia no Maranhão
-
Segurança Pública
Saiba quem são os influencers alvos de operação da Polícia Civil do Piauí por promoverem jogos ilegais