Estudantes da EJA superam desafios e conquistam vagas no Ensino Superior
A EJA e a EJA TEC garantem mais e melhores oportunidades às pessoas que estavam fora da escola.A divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última segunda-feira (27) trouxe histórias de superação que reforçam: nunca é tarde para realizar sonhos. Vários alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) superam desafios e conquistam vagas no Ensino Superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Um deles foi o Sr. João José de Carvalho, 74 anos, aluno da EJA no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Reunida de Patos, em Patos do Piauí. Ele foi aprovado para o curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Esta foi sua primeira participação no Enem. "Trabalho no setor de eletroeletrônicos e estudava sempre que tinha uma folga. Voltei à escola porque a EJA oferece aulas no período noturno, o que facilita para quem trabalha durante o dia", explicou.
Avô de cinco netos, João, conhecido como "Jã Jão", sonha em servir de exemplo para a família e conquistar o diploma no Ensino Superior. "Estudar é sempre a melhor opção. Estou muito feliz. Todo tempo é tempo para aprender. Nunca é tarde", afirmou.
A EJA também foi o caminho para jovens que enfrentaram dificuldades. Djulie Skally Barros, 20 anos, de Teresina, precisou abandonar os estudos após um grave acidente de carro em 2022. Ao retornar à sala de aula, conquistou uma vaga em Matemática no Instituto Federal do Piauí (IFPI).
"Foi uma mistura de alívio, alegria e gratidão. Após o acidente, tinha dúvidas sobre meu futuro e minha capacidade. Essa aprovação representa a superação de um grande desafio", contou Djulie.
Ela destacou a importância de uma rotina organizada nos estudos. "Eu estudava cerca de seis horas por dia, ajustando o tempo para as matérias em que tinha mais dificuldade. Intervalos regulares e atividades físicas também foram fundamentais para evitar a exaustão", relatou.
Na zona rural de Campo Maior, na localidade Alto do Meio, Juliana Monteiro de Meneses Pereira, 28 anos, superou desafios para ingressar no curso de História na Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Mãe de duas filhas, de 10 e 3 anos, Juliana equilibrava as tarefas domésticas e os estudos no anexo do Ceti José Olímpio da Paz.
"Minha rotina era complicada. Eu me dedicava nas aulas e aproveitava qualquer tempo livre em casa para estudar, pedindo orientação dos professores ou assistindo a vídeos. Tinha que me virar", contou.
Com apoio do marido, que cuidava das filhas, e dos pais, que ajudavam com transporte e cuidados, Juliana alcançou seu objetivo. "É uma realização pessoal e uma motivação para minhas filhas. Minha família é a razão do meu esforço", declarou.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, celebrou os resultados. "A EJA e a EJA TEC garantem mais e melhores oportunidades às pessoas que estavam fora da escola, permitindo que voltem a sonhar com a transformação de suas vidas e das de suas famílias por meio da Educação. Essas conquistas mostram que nunca é tarde para se dedicar aos estudos e alcançar novos objetivos", afirmou.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Cantor Renato Lee se pronuncia após acusação de violência doméstica em Teresina
-
Segurança Pública
Polícia divulga perfis dos mortos em Operação Contenção no Rio de Janeiro; 17 não tinham histórico criminal
-
Política
TCE-PI nega pedido para suspender empresa acusada de usar atestado fraudulento em Beneditinos
-
Geral
Cantor da banda Serial Lover é acusado de agredir companheira em Teresina
-
Política
Prefeito de São José do Peixe é multado por implantar teletrabalho sem critério e enganar Censo Escolar
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça
Justiça pronuncia réu Bruno Arcanjo por homicídio qualificado contra o policial Marcelo Soares Costa
-
Saúde
Amamentar com segurança: quando a saúde da mãe exige atenção especial
-
Segurança Pública
Polícia encontra corpos dos dois adolescentes desaparecidos em Timon
-
Geral
Família faz vaquinha para custear reabilitação de adolescente baleado no Colégio CPI
-
Justiça
STJ valida "ronda virtual" da Polícia para localizar pornografia infantil