Especialista ressalta que doação de sangue continua sendo essencial para salvar vidas

Docente do Instituto de Educação Médica (IDOMED) traz orientações e alerta para importância desse gesto solidário.

O gesto doar sangue é simples, rápido e muito transformador na vida de quem recebe. Dados mais recentes do Ministério da Saúde apontam que entre 2023 e 2024 houve um incremento de 1,9% nas doações de sangue. Outro dado aponta que cerca de 1,6% da população brasileira doou sangue em 2023 e, apesar de estar dentro da faixa recomendada pela OMS, que situa o ideal entre 1% e 3% da população como doadora, o aumento no número de doadores é fundamental. Isso porque, embora tenhamos avanços tecnológicos na área da saúde, não há um substituto para o sangue. 

Foto: ReproduçãoDoação de sangue continua sendo essencial para salvar vidas
Doação de sangue continua sendo essencial para salvar vidas

Seja para ajuda em cirurgias, acidentes, pacientes com câncer, hemoglobinopatias ou doenças crônicas, diariamente inúmeras pessoas necessitam de sangue para tratamentos. Segundo o hematologista pediatra, Dáyrton Moreira, professor do Instituto de Educação Médica (IDOMED), ainda dependemos exclusivamente da solidariedade das pessoas para manter os estoques e uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas. Isso ajuda diretamente pacientes que “fazem cirurgias e quimioterapia; têm anemia grave, como na doença falciforme; enfrentam doenças que afetam a produção de células do sangue, como leucemias e aplasias; estão em UTIs, politraumas, emergências”, entre outras situações. 

O médico ainda explica que apesar de algumas pessoas terem receio de doar por medo de prejudicar a si mesmo, o processo é totalmente seguro e simples. “Os materiais utilizados para coleta são todos estéreis e descartáveis. Os efeitos mais comuns são leves, como tontura rápida ou sensação de fraqueza, que passam com hidratação e alimentação”, garante o especialista. Além disso, “a equipe monitora tudo durante e depois da coleta. Em geral, quem doa uma vez percebe o quanto é tranquilo e passa a doar regularmente”, estimula.

Quem pode realizar a doação de sangue?

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde. Além disso:

- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, devem verificar as condições e autorizações necessárias);
- Pesar no mínimo 50kg;
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Não estar gestante ou no pós-parto imediato;
- Não ter tido febre ou infecções recentes;
- Respeitar períodos de espera após cirurgias, vacinas, antibióticos, tatuagem e piercing.

Para melhor assertividade, é recomendado entrar em contato com os centros aptos a receber doações na cidade, de modo a ter todas as informações previamente. 

Instituto Yduqs une forças a essa causa do bem

No mês de setembro deste ano, em parceria com o HEMOCIONE e diversas instituições de ensino superior no país, a exemplo do IDOMED, Ibmec, Wyden e Estácio, o Instituto Yduqs promoveu mais uma edição do trote solidário com foco na arrecadação na doação de sangue. Além de estimular a formação de uma nova geração de doadores, inclusive o corpo discente, docente e funcionários, a expectativa é sempre possibilitar que milhares de pessoas sejam beneficiadas com esse gesto solidário.

Fonte: JTNEWS

Comentários